CFM inaugura sede em Brasília

Uma delegação da Ordem dos Médicos portuguesa composta pelo Bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, pelo presidente do Conselho Regional do Norte, Eurico Castro Alves e pelo Tesoureiro do Conselho Nacional, Alberto Caldas Afonso, que se deslocaram a Brasília para estarem presentes na cerimónia de inauguração da sede do Conselho Federal de Medicina (CFM), assinalando a cumplicidade que existe entre estes dois países lusófonos. Nesta ocasião o Bastonário Carlos Cortes ofereceu ao seu homólogo brasileiro, Hiran Gallo, presidente do CFM, uma imagem de grande simbolismo: a representação de São Lucas, o santo padroeiro dos médicos, uma imagem da autoria do médico Francisco Faria Pais. Carlos Cortes interveio na cerimónia inaugural que teve lugar dia 27 de setembro, fazendo questão de retribuir a amizade e o apoio que José Hiran da Silva Gallo, presidente do Conselho Federal de Medicina brasileiro, tem demonstrado em relação aos médicos portugueses, nomeadamente ao seu atual Bastonário. A cerimónia ficou marcada também pela certeza de que os profissionais de Portugal e do Brasil se sentem ligados numa irmandade médica de respeito e mútua admiração.

“São Lucas foi  Evangelista, médico, artista e figura de topo na formação e propagação daquilo que viria a ser a Igreja de Cristo.
Figura duma cultura acima do que era vulgar na sua época, São  Lucas foi posteriormente pintado e esculpido da maneira mais diversa que a mente e o entendimento dos artista conceberam. Desde a figura pobremente vestida, de cabelo rapado e barba crescida,  até à figura que assume a  importância duma personagem culta e de relevo na hierarquia cristã, São Lucas foi visto e imaginado. Creio seriamente resultante da maneira como as suas virtudes e dotes eram apreciados.
Escolhi para o representar, o que muitas descrições apontam como caraterística da sua vida: papel fundamental na definição da mensagem de Cristo; médico e artista de grande valor para a sua época. Para isso lhe colocamos na sua cabeça (onde tudo fizemos para conservar os traços faciais, que representações mais antigas lhe atribuíram) o solidéu, símbolo da importância religiosa cristã; a seus pés o Bastão de Asclépius, símbolo da medicina que praticava; e um “tufo” de fios encarnados que muitos artistas usavam como sinal de amor à arte.
São Lucas não conviveu com a figura de Cristo, mas deu-se muito com os seus Apóstolos. Os seus textos são os que mais falam da infância de Jesus e da existência de Maria da Nazaré, sua Mãe.  Paulo foi dos discípulos com quem mais conviveu; a ponto deste se referir a Ele, como grande colaborador em muitos dos seus  textos e de médico amado. Morreu como mártir do cristianismo.”
Descrição da autoria do médico F. Faria Pais, autor desta imagem de São Lucas