Cenários da saúde em 2040 | Os desafios da medicina para a próxima geração

Um dos momentos marcantes do 25º Congresso Nacional da Ordem dos Médicos foi a apresentação das 40 recomendações incluídas no relatório “Cenários da Saúde para 2040”, trabalho resultante do congresso anterior que a OM realizou em abril deste ano. As recomendações foram elaboradas por um grupo de jovens médicos, e foram apresentadas pelo presidente do Conselho Regional do Sul da OM, Alexandre Valentim Lourenço, numa sessão presidida por Caldas Afonso, presidente executivo da comissão organizadora do 25º Congresso Nacional da Ordem dos Médicos.

Um grupo de jovens médicos desenhou dois cenários para 2040: um cenário a que chamaram Unicórnio e outro a que chamaram Minotauro. Um cenário mais positivo e outro mais negativo, que descreveram e ilustraram num relatório que foi apresentado no decorrer do 25º Congresso da OM. São cenários que nos ajudam a perceber a necessidade imperiosa de escolhermos um caminho que nos norteie para os próximos anos. As macrotendências do futuro são já hoje bem conhecidas, bem como o seu impacto na saúde. O desafio do futuro está pois na capacidade de introduzir as necessárias reformas, em remover os obstáculos ao nosso crescimento. Importará também levar em conta que só o aumento do escrutínio, a nível dos investimentos, dos gastos públicos, do profissionalismo e accountability de políticos e gestores, poderá ter um efeito virtuoso na qualidade da despesa e do investimento. A fileira da saúde como polo de desenvolvimento do país, apostando na qualidade dos seus profissionais, dos médicos, dos seus investigadores e das empresas de base tecnológica, digital e biomédica será um fator de alavancagem relevante para a nossa economia. As exportações, a qualificação de profissionais, a criação de redes colaborativas com países mais desenvolvidos, o impacto direto na economia por via da redução da carga da doença e suas consequências económicas serão igualmente relevantes.

O relatório com as 40 recomendações pode ser lido AQUI: Páginas de Cenarios da saude em 2040 – digital