Casa cheia para receção aos internos em Faro

O auditório João Larguito, na Sub-região de Faro da Ordem dos Médicos, foi pequeno para os internos do ano comum e de especialidade do Algarve que esta quinta-feira marcaram presença na cerimónia de receção. Na sessão, o bastonário apelou À motivação e responsabilidade no futuro que agora começa.

“Temos de ser todos nós os defensores da Medicina. Sejam exigentes com a qualidade da formação e não tenham receio de denunciar as situações de deficiência que põem em causa as boas práticas e a relação médico-doente, que é a essência da medicina”. As palavras de Miguel Guimarães foram escutadas com atenção por quase uma centena de jovens médicos, esta quinta-feira, na sub-região de Faro.

Na sessão de receção aos Novos Médicos Internos, Ulisses Brito, presidente do Conselho Sub-regional de Faro, lembrou que já há vários anos se assinala a abertura do internato, forma também de fomentar um primeiro contacto entre colegas, essencial para o arranque da formação. “Esta é também a vossa casa”, salientou Ulisses Brito.

Na cerimónia estiveram também presentes, entre outros, Paulo Morgado presidente da ARS Algarve, Nuno Gaibino, da OM Sul, e Helena Leitão, em representação do conselho administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve. A sessão, que decorreu no auditório João Larguito, encerrou com o apelo do bastonário a uma grande ovação em memória do médico que deu nome ao espaço, que “deu tudo pela saúde e dedicou a vida a servir dos doentes e os colegas”. João Larguito presidiu à mesa da Assembleia Sub-regional de Faro e faleceu recentemente.