CARTA AOS MÉDICOS: Lei-Quadro das Ordens Profissionais e Estatutos da Ordem dos Médicos

Caras e caros Colegas,

há um ano, o Governo desencadeou um processo de revisão da lei das Associações Públicas Profissionais que culminou com a aprovação da Lei n.º 12/2023, de 28 de março, mais conhecida como Lei-Quadro das Ordens Profissionais.

Apesar das dúvidas do Presidente da República, o Tribunal Constitucional acabou por validar o diploma que se aplica a todas as vinte Ordens profissionais existentes.

Essa Lei e a revisão dos Estatutos de cada uma das Ordens daí decorrente atingem diretamente as competências, autonomia e independência da Ordem dos Médicos e o papel dos Médicos como o conhecemos hoje. Uma vontade antiga do poder político de controlar as Ordens e os Médicos está agora a tomar forma.

De facto, permite-se, assim, uma excessiva e inexplicável intervenção do Governo nas Ordens, na sua capacidade para a autorregulação da profissão e na sua intervenção na defesa da Saúde, impondo a criação de órgãos disciplinares e de supervisão que incluem personalidades não-médicas.

Além do mais, estranhamente é o próprio Governo que está, atualmente, a rever e a elaborar a proposta de novos estatutos e demais legislação aplicável ao exercício da profissão de cada uma das Ordens Profissionais. Nunca tal tinha sucedido!

Mais grave ainda, a Autoridade da Concorrência, que foi envolvida no processo, coloca os valores da livre concorrência acima dos valores de qualidade e da segurança inerentes ao exercício da profissão médica, abrindo a possibilidade do exercício da Medicina sem a necessidade de inscrição na Ordem dos Médicos. Ao confirmar-se, seria a desregulação total da profissão médica, permitindo o exercício desqualificado e a prática de atos médicos por outros profissionais não qualificados, com um impacto desastroso sobre a qualidade dos cuidados de saúde.

O Bastonário, o Conselho Nacional e a Assembleia de Representantes da Ordem dos Médicos, que iniciaram funções em Março, apanharam este processo na sua fase final, que culminará, segundo o Governo, com a aprovação dos novos Estatutos da Ordem dos Médicos até ao final de Julho de 2023.

Confrontada a Ordem dos Médicos com factos, quase dados como adquiridos, conseguimos, neste curto espaço de tempo, e apesar de um calendário propositadamente apertado, apresentar propostas fundamentadas que defendem a qualidade do exercício da Medicina em Portugal, a sua autonomia e a defesa da saúde dos portugueses. Estamos ativamente a desenvolver contactos institucionais e informais em todas as frentes e continuaremos a intensificar a nossa intervenção até onde for necessário fazê-lo.

Todas as possibilidades de intervenção estão em aberto neste momento.

Temos pautado a nossa postura no sentido de ser escrupulosamente respeitado o papel dos médicos nas matérias técnicas, científicas, formativas, éticas e deontológicas que regem a nossa profissão. Não aceitamos que os médicos sejam continuadamente afastados dos centros de decisão técnica e clínica, como tem sistematicamente acontecido, e que as suas funções sejam substituídas por outros profissionais menos qualificados. Não é só a Medicina e os Médicos que serão atingidos, mas será a Saúde e os próprios doentes que sairão prejudicados.

Resistindo sempre, seremos incansáveis na defesa dos princípios que regem a nossa profissão, preservando a liderança médica, a medicina qualificada, a relação médico-doente e os pilares hipocráticos da Medicina. Acreditamos que são estes valores que podem contribuir para o desenvolvimento do País e a preservação de cuidados de saúde com qualidade e segurança. Os novos Estatutos da OM devem ser um elemento fundamental dessa estratégia.

O momento é sério e apela à nossa participação e união. O que está em causa não são só as organizações em si, são os próprios médicos e a Saúde dos Portugueses.

Faremos TUDO o que estiver ao nosso alcance. Contamos com todos.

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos

João de Deus, Presidente da Mesa da Assembleia de Representantes