Biomarcadores tumorais na abordagem diagnóstica inicial

Recomendação

Escolha não determinar biomarcadores tumorais na abordagem diagnóstica inicial.

Justificação

Sabe-se que o doseamento de certos biomarcadores tumorais é útil para monitorizar o desenvolvimento/evolução de tumores específicos em resposta ao tratamento ou na detecção de alterações na sua atividade ou no aparecimento de tumor secundário ou recorrente. Em algumas circunstâncias, são auxiliares úteis na detecção de tumores específicos, quando há uma forte predisposição ou suspeita, como na deteção de hepatocarcinoma em doentes com hepatite C crónica e cirrose. No entanto, inúmeras revisões sistemáticas demonstram que não vale a pena testar biomarcadores em doentes com sintomas não específicos, na esperança de encontrar um tumor não detetado. Os marcadores tumorais geralmente não devem ser usados na abordagem diagnóstica inicial e raramente são diagnósticos devido às baixas sensibilidade e especificidade.

A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.

Bibliografia

• Association for Clinical Biochemistry & Laboratory Medicine. Recommendations as a result of the ACB national audit on tumour marker service provision. 2013. Recommendation Document. Available at http://www.acb.org.uk/docs/defaultsource/guidelines/tumour-marker-guidelines.pdf.
  • Duffy MJ, McGing P. Guidelines for the use of tumour markers. Association of Clinical Biochemists in Ireland 2010. Available at: www.acbi.ie/Downloads/Guideline-tumour-markets-4th.pdf.
  • National Institute of Health and Care Excellence. Diagnosis and management of metastatic malignant disease of unknown primary origin. NICE Clinical Guideline 104. National Collaborating Centre for Cancer 2010. Available at www.nice.org.uk/guidance/cg104.
  • Sturgeon CM, Duffy MJ, Stenman UH, et al. National Academy of Clinical Biochemistry laboratory medicine practice guidelines for use of tumor markers in testicular, prostate, colorectal, breast, and ovarian cancers. Clin Chem 2008;54(12):e11-79.

Uma recomendação de:

Colégio da Especialidade de Patologia Clínica da Ordem dos Médicos