Benzodiazepinas iniciadas na urgência ou durante o internamento hospitalar

Recomendação

Escolha não manter as benzodiazepinas iniciadas na urgência ou durante o internamento hospitalar, sem uma avaliação cuidadosa e sem um plano de redução progressiva prévio à alta hospitalar.

Justificação

As benzodiazepinas, embora sejam úteis no alívio a curto prazo da ansiedade e da insônia, estão associadas a diversos efeitos adversos e problemas de longo prazo, incluindo comprometimento cognitivo e psicomotor, e dependência. As benzodiazepinas são frequentemente usadas em ambiente hospitalar no tratamento da ansiedade ou da insónia no contexto da situação patológica ou do ambiente hospitalar. Logo que possível, a dose de benzodiazepina deve ser reduzida e descontinuada. Para os doentes que ainda estão a tomar benzodiazepinas no momento da alta, um plano para redução e descontinuação após a alta deve ser programado e especificado na nota da alta e inserido na prescrição.

A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.

Bibliografia

• Cunningham CM, Hanley GM, Morgan S. Patterns in the use of benzodiazepines in British Columbia: Examining the impact on increasing research and guideline cautions against long-term use. Health Policy. 2010 Oct;97(2-3):122-9.
  • Grad R, Tamblyn R, Holbrook AM, Hurley J, Feightner J, Gayton D. Risk of a new benzodiazepine prescription in relation to recent hospitalization. J Am Geriatr Soc. 1999 Feb;47(2):184-8.
  • Lader M. Benzodiazepines revisited-will we ever learn? 2011 Dec;106(12):2086-109.
  • Olfson M, King M, Schoenbaum M. The popularity of benzodiazepines, their advantages, and inadequate pharmacological alternatives—Reply. JAMA Psychiatry. 2015 Apr 1.

Recomendação original disponível em:

Psychiatry

Uma recomendação de:

Colégio da Especialidade de Psiquiatria da Infância e da Adolescência da Ordem dos Médicos

Colégio da Especialidade de Farmacologia da Ordem dos Médicos

Recomendação subscrita por: