Bastonários dos Médicos e Farmacêuticos assinam petição “Salvar as Farmácias, Cumprir o SNS”

O bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Miguel Guimarães, e a bastonária da Ordem dos Farmacêuticos (OF), Ana Paula Martins, visitam esta sexta-feira, dia 15 de fevereiro, pelas 09:30 horas, a Farmácia Vitória, no Porto, onde vão assinar a Petição Pública “Salvar as Farmácias, Cumprir o SNS”, na qual se propõe um conjunto de objetivos para um programa legislativo dirigido ao setor farmacêutico, com o objetivo de garantir um acesso equitativo de todos os cidadãos aos medicamentos.

As duas Ordens profissionais subscrevem assim as preocupações dos promotores desta iniciativa, que alertam para as dificuldades sentidas pela rede de farmácias e para os problemas relacionados com as falhas de abastecimento de medicamentos. De acordo com o texto da petição, 675 farmácias enfrentam processos de penhora e insolvência, o que corresponde a quase 25% da rede. Por outro lado, foram reportadas 64 milhões de embalagens de medicamentos em falta nas farmácias só no ano passado, o que tem um impacto muito negativo no acesso dos cidadãos aos medicamentos, ficando condicionada a possibilidade dos doentes cumprirem os tratamentos prescritos pelos médicos.

Miguel Guimarães e Ana Paula Martins vão ao terreno conhecer as principais dificuldades sentidas por estas unidades, tanto nos grandes centros urbanos como nas regiões do interior, onde o apoio e acompanhamento das populações mais envelhecidas e isoladas assume especial relevância.

Clique aqui para aceder à petição online.