+351 21 151 71 00

Bastonário na Madeira para participar em homenagem a médicos da região

O bastonário da Ordem dos Médicos esteve em visita oficial à Região Autónoma da Madeira (RAM), nos dias 28 e 29 de novembro, para participar numa cerimónia de homenagem a médicos da região, materializada através da atribuição de medalhas relativas a 25 e 50 anos de serviço. Além destas distinções, foram ainda entregues três medalhas “especiais” de homenagem pelo trabalho realizado no Serviço Regional de Saúde, em prol dos madeirenses.

Miguel Guimarães deixou na ocasião palavras sentidas de agradecimento pela “excelência”, “dedicação”, “humanismo” e “solidariedade” destes médicos que muito fizeram pelo desenvolvimento do arquipélago. O representante dos médicos deixou analogias entre a dedicação destes profissionais e o espírito que tornou possível o Serviço Médico à Periferia, existindo mesmo entre os médicos agraciados alguns que estiveram envolvidos nessa etapa que ajudou a construir o serviço público de saúde. “Obrigado pelo vosso trabalho e por nunca terem desistido da saúde dos portugueses”, realçou, antes de concluir com palavras que enalteceram o trabalho do Conselho Médico da Madeira da Ordem dos Médicos ao longo dos últimos anos.

Na homenagem estiveram também presentes Pedro Ramos, secretário regional da Saúde, Alexandre Valentim Lourenço, presidente do Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos e Carlos Martins, presidente do Conselho Médico da Região Autónoma da Madeira da Ordem dos Médicos.

 

Lista dos homenageados

Medalhas 25 anos:

CASPERS REICHERT
RUTE GONÇALVES
RICARDO RODRIGUES
MICHELLE SMIT
MARISOL PLACIDO
RICARDO PESTANA
EDUARDO FREITAS
SUSANA OLIVEIRA
PAULO SALES
RUBINA MIRANDA
CLÁUDIA SOFIA FREITAS
PAULO ALVES
ROSA FREITAS GOMES
NANCY FARIA
ANA CAPELINHA

Medalhas 50 anos:

JOSÉ MONCADA SAMPAIO
MARIA ANTONIETA RELVAS
Medalhas “homenagem”:
MANUEL VELOSO DE BRITO
EDWARD RICHARD MAUL
JOÃO RICARDO TEIXEIRA

Na visita à Madeira que culminou com esta homenagem, o bastonário esteve em várias visitas de trabalho com o objetivo de auscultar os colegas e a realidade vivida no terreno, nomeadamente a três centros de saúde (Caniço, Câmara de Lobos, Bom Jesus), ao SESARAM, onde reuniu com o conselho de administração e ao Hospital dos Marmeleiros.  Houve ainda oportunidade para uma visita ao conceituado Centro de Simulação Clínica da Madeira e à Universidade, onde privou com alunos de Medicina que estavam nessa altura em aulas teóricas.
No final do dia 28, a comitiva liderada por Miguel Guimarães foi recebida pelo secretário regional da Saúde, Pedro Ramos. No encontro foram discutidos os temas mais prementes da saúde na região, ficando um sentimento de reconhecimento mútuo pelo esforço em potencializar as melhores condições possíveis para a prática da medicina, ainda que conscientes dos enormes desafios em termos, por exemplo, da fixação de médicos especialistas no território.
O bastonário insistiu na valorização da carreira médica como principal fator para fortalecer os sistemas nacional e regional de saúde. Tal trabalho, a par da aposta na promoção e literacia da Saúde é o caminho “certo” para o progresso. Miguel Guimarães defendeu a criação de um instituto, a nível nacional, com recursos humanos e orçamento próprios para dar resposta a essa necessidade, “de forma a reduzir, no futuro, a pressão sobre os serviços de saúde”, frisou.