Bastonário apela à proatividade dos conselhos consultivos

Após a tomada de posse dos quinze conselhos consultivos, o Bastonário da Ordem dos Médicos fez questão de marcar uma primeira reunião para agradecer a disponibilidade dos colegas em colaborar para o bem comum e apresentar algumas sugestões para uma metodologia de trabalho que permita a estes órgãos técnicos apoiarem mais e melhor o Bastonário e o Conselho Nacional da Ordem dos Médicos na sua intensa atividade. Na reunião, que aconteceu dia 23 de outubro de 2023,  Carlos Cortes transmitiu as linhas de atuação e intervenção na instituição, sempre numa perspetiva de modernização e apelou a que estes conselhos privilegiassem as componentes técnicas de cada área e que tivessem sempre presente que a realidade exige adaptação. O país mudou e com ele as necessidades em saúde, a própria medicina e a tecnologia evoluíram muito. O Bastonário explicitou como estes conselhos são absolutamente fulcrais para habilitarem os órgãos dirigentes da Ordem dos Médicos a responder a muitas questões técnicas essenciais ao desenvolvimento dos cuidados de saúde em Portugal. O dirigente pediu ainda aos colegas que assumissem sempre um postura proativa e que contassem com um espaço de diálogo permanente com a atual direção, traduzindo a sua visão para a instituição. Carlos Cortes transmitiu ainda que quer que a Ordem dos Médicos seja mais interventiva e respeitada tecnicamente.