Bacteriúrias assintomáticas em doentes cateterizados/algaliados

Recomendação

Escolha não tratar por rotina bacteriúrias assintomáticas em doentes cateterizados/algaliados (cateterismo suprapúbico ou uretral permanente ou intermitente), excepto em caso de preparação para cirurgia urológica, estudo urodinâmico ou em caso de gravidez.

Justificação

As infecções das vias urinárias em doentes cateterizados são muito frequentes, recomendando-se que, por via de regra, apenas sejam tratadas as que produzirem sintomas. O 2006 Consortium for Spinal Cord Medicine Guidelines for Healthcare Providers propõe que sejam preenchidos os seguintes três critérios antes de um doente com lesão medular ser medicado para infecção urinária: (1) bacteriúria significativa; (2) piúria; e (3) sinais e sintomas de infecção das vias urinárias. Não obstante, a Direcção do Colégio de MFR considera importante observar se os agentes isolados em urocultura são ou não produtores de urease, dado o seu potencial litogénico. Nesta excepção específica, pode considerar-se o tratamento de uma bacteriúria assintomática.

A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.

Bibliografia

• Consortium for Spinal Cord Medicine. Bladder management for adults with spinal cord injury: a clinical practice guideline for health-care providers. J Spinal Cord Med. 2006; 29(5): 527–573. PMID: 17274492.Hsieh J, et al. Spinal Cord Injury Rehabilitation Evidence: Bladder Management Following Spinal Cord Injury, version 5.0 [Internet]. 2014 [cited 2016 Sep 26].Nicolle LE, et al. Infectious Diseases Society of America guidelines for the diagnosis and treatment of asymptomatic bacteriuria in adults. Clin Infect Dis. 2005 Mar 1;40(5):643-54. PMID: 15714408.
  • Guidelines da European Association of Urology (https://uroweb.org/wp-content/uploads/19-Urological-infections_LR2.pdf)

Uma recomendação de:

Colégio da Especialidade de Medicina Física e de Reabilitação da Ordem dos Médicos

Recomendação subscrita por:

Colégio da Especialidade de Doenças Infeciosas da Ordem dos Médicos