Ato anestésico em doentes com expectativa de vida limitada, com elevado risco de morte ou recuperação funcional gravemente comprometida

Recomendação

Escolha não iniciar o ato anestésico em doentes com expectativa de vida limitada, com elevado risco de morte ou recuperação funcional gravemente comprometida, sem discutir com a equipa e o doente, os resultados esperados e objetivos do tratamento.

Justificação

Os doentes com baixa reserva fisiológica e/ou as cirurgias de elevado stress fisiológico, podem condicionar morbimortalidade significativa no perioperatório. A cada doente deve explicar–se os potenciais benefícios, riscos frequentes e riscos graves associados ao procedimento e as eventuais alternativas viáveis e cientificamente reconhecidas, assim como identificar os potenciais riscos decorrentes de uma não intervenção. Esta situação é particularmente pertinente em doentes com expectativa de vida limitada. Esta discussão deve ser orientada por uma equipe multidisciplinar. É importante garantir a prestação de cuidados alternativos, focalizados no conforto e dignidade do doente.

A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.

Bibliografia

• McNicol L. Safety of anaesthesia: a review of anaesthesia-related mortality reporting in Australia and New Zealand 2009-2011. Melbourne: Australian and New Zealand College of Anaesthetists, 2014. 28p
  • National Confidential Enquiry into Patient Outcome and Death. Knowing the risk. A review of the peri-operative care of surgical patients, 2011. Available from www.ncepod.org.uk/2011report2/downloads/POC_ fullreport.pdf
  • Norma 015/2013.Consentimento Informado, Esclarecido e Livre Dado por Escrito, 015/2013 (03/10/2013, ATUALIZAÇÃO: 04/11/2015). Direção Geral de Saúde.
  • Yentis, S. M., Hartle, A. J., Barker, I. R., Barker, P. , Bogod, D. G., Clutton‐Brock, T. H., Ruck Keene, A. , Leifer, S. , Naughton, A. and Plunkett, E. (2017), AAGBI: Consent for anaesthesia 2017. Anaesthesia, 72: 93-105.

Recomendação original disponível em:

Uma recomendação de:

Colégio da Especialidade de Anestesiologia da Ordem dos Médicos