Assembleia de Representantes aprova estratégia definida para 2024

Presidida por João de Deus, a Assembleia de Representantes reuniu no dia 11 de dezembro na Ordem dos Médicos no Porto.

Depois do Tesoureiro do Conselho Nacional enquadrar o esforço realizado por todos os departamentos para cumprimento dos orçamentos assim como as previsões de necessidades para 2024 para melhoria da capacidade de resposta da Ordem dos Médicos, os membros da Assembleia aprovaram os orçamentos do Fundo de Solidariedade, Conselho Nacional e Ordem dos Médicos (com todas as unidades consolidadas).

Seguiu-se a apresentação do Plano de Atividades, durante a qual o Bastonário da Ordem dos Médicos fez questão de partilhar com o órgão máximo deliberativo da instituição a sua visão de modernização e agilização de processos. Carlos Cortes prestou esclarecimentos aos colegas sobre algumas das áreas em que quer que a OM tenha intervenção ativa, nomeadamente no apoio à decisão clínica e no reforço das questões relacionadas com a formação, com a criação, por exemplo, da Academia OM para promover esse tipo de ações.

O plano de atividades proposto pelo Bastonário da Ordem dos Médicos foi aprovado pela totalidade dos presentes (sem nenhum voto contra e com apenas duas abstenções). O amplo apoio dos médicos eleitos de acordo com o sistema de representação proporcional, segundo o método de Hondt, em todos os círculos eleitorais sub-regionais, reforça a estratégia que Carlos Cortes definiu com os restantes membros da direção atual para a instituição.

O Bastonário explicou perante o órgão deliberativo nacional da Ordem dos Médicos o processo de resposta à imposição do novo estatuto tem obrigado a uma ação constante e consequente por parte da direção da instituição e que “consumiu muitas energias”. Embora o Presidente da República tenha sido sensível aos argumentos apresentados por Carlos Cortes, e até tenha, já depois desta reunião, vetado o Decreto  que alterava o estatuto, continua “tudo em aberto” e a Ordem terá que se manter atenta

Nesta Assembleia de Representantes foi aprovada a criação de:

– Colégio da Competência de Medicina Estética;
– Secção da Subespecialidade de Medicina Estética e Cosmética (Colégio da Especialidade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética);

– Secção da Subespecialidade de Medicina Estética e Cosmética (Colégio da Especialidade de Dermatovenereologia);

– Secção da Subespecialidade de Imagiologia de Cabeça e do Pescoço;
– Secção da Subespecialidade de Radiologia de Cabeça e do Pescoço;
– Secção da Subespecialidade de Radiologia em Imagem Cardíaca e Vascular;

– Secção da Subespecialidade em Radiologia de Intervenção;

– Secção da Subespecialidade em Radiologia Torácica.

A mesa foi constituída além do Presidente João de Deus, por Lurdes Gandra, Vice-presidente, e
Elsa Gaspar, Secretária.