Aprovados os projetos de regulamento do Ato Médico e dos Tempos Padrão de Consulta

A Assembleia de Representantes reuniu hoje em Coimbra onde aprovou dois documentos históricos para a Ordem dos Médicos. Depois de um mês em consulta pública e de muito trabalho e reunião de consensos, foi aprovado o projeto de regulamento que define o Ato Médico com 61 votos a favor e 1 voto contra. A aprovação mereceu uma salva de palmas com todos os representantes de pé a reconhecerem a importância do momento.

Importante foi também a aprovação do projeto de regulamento dos Tempos Padrão das Consultas Médicas que foi aprovado com 54 votos a favor, 3 contra e 5 abstenções. Recorde-se que este regulamento surge depois do longo trabalho dos Colégios da Especialidade, de um período de consulta pública que mereceu vários contributos de médicos e profissionais de saúde e, ainda, de muito empenho por parte do Conselho Nacional da Ordem dos Médicos. Esta aprovação legitima o regulamento na generalidade, ficando em aberto pequenas alterações que se vislumbrem necessárias após reflexão, sendo futuramente votadas nesta mesma Assembleia. O presidente da Assembleia, José Santos, destacou que este documento “tem tudo a ver com a melhoria da relação médico/doente e a qualidade da Medicina”, já o bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães congratulou-se com mais um passo trilhado no caminho de “uma Medicina de ainda maior qualidade e ainda mais humanista”. O bastonário agradeceu aos Colegas por terem votado um dos regulamentos que exigiu maior esforço neste mandato.

A Assembleia de Representantes reunirá novamente no dia 16 de dezembro, mas ficou no entanto a possibilidade em aberto de existir um novo encontro antes disso.