Antipsicóticos para o tratamento da insónia primária em qualquer grupo etário

Recomendação

Escolha não utilizar antipsicóticos para o tratamento da insónia primária em qualquer grupo etário.

Justificação

Os antipsicóticos de segunda geração, tais como a olanzapina e a quetiapina, possuem propriedades sedativas, sendo com frequência prescritos off-label perante queixas de insónia. Estes fármacos comportam risco significativo de efeitos secundários incluindo ganho de peso e complicações metabólicas, mesmo nas doses baixas utilizadas para tratamento da insónia.

A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.

Bibliografia

• Agency for Healthcare Quality and Research. Off-Label Use of Atypical Antipsychotics: An Update[Internet]. 2011 Sep [cited 2017 May 5].
  • Coe HV, et al. Safety of low doses of quetiapine when used for insomnia. Ann Pharmacother. 2012 May;46(5):718-22. PMID: 22510671.
  • Hermes ED, et al. Use of second-generation antipsychotic agents for sleep and sedation: a provider survey. Sleep. 2013 Apr;36(4):597-600. PMID: 23565006.
  • Shah C, et al. Controversies in the use of second generation antipsychotics as sleep agent. Pharmacol Res. 2014 Jan;79:1-8. PMID: 24184858.

Recomendação original disponível em:

Uma recomendação de:

Colégio da Especialidade de Psiquiatria da Infância e Adolescência da Ordem dos Médicos

Recomendação subscrita por:

Colégio da Especialidade de Medicina Geral e Familiar da Ordem dos Médicos