Antipsicóticos como primeira opção para o tratamento de comportamentos e sintomas psicológicos de demência

Recomendação

Escolha não utilizar antipsicóticos como primeira opção para o tratamento de comportamentos e sintomas psicológicos de demência.

Justificação

Pessoas com demência geralmente apresentam alterações comportamentais desafiadoras, como heteroagressividade e sintomas psicóticos. Nesses casos, medicamentos antipsicóticos podem ser necessários, mas devem ser prescritos com cautela, pois apresentam benefícios limitados e podem causar importantes prejuízos, incluindo morte prematura. A utilização destes fármacos na demência, deve ser limitada aos casos em que as medidas não farmacológicas falharam e em que os sintomas causam sofrimento significativo e/ou representam uma ameaça iminente para o doente ou para terceiros. Uma avaliação completa, incluindo a identificação e eliminação/minimização das causas das alterações do comportamento pode evitar o uso destes medicamentos.

A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.

Bibliografia

• Gill SS, Bronskill SE, Normand SL, Anderson GM, Sykora K, Lam K, et al. Antipsychotic drug use and mortality in older adults with dementia. Ann Intern Med. 2007 Jun 5;146(11):775-86.
  • Lee PE, Gill SS, Freedman M, Bronskill SE, Hillmer MP, Rochon PA. Atypical antipsychotic drugs in the treatment of behavioural and psychological symptoms of dementia: systematic review. BMJ. 2004 Jul 10;329(7457):75.
  • Schneider LS, Dagerman K, Insel PS. Efficacy and adverse effects of atypical antipsychotics for dementia: meta-analysis of randomized, placebo-controlled trials. Am J Geriatr Psychiatry. 2006 Mar;14(3):191-210.
  • Seitz DP, Brisbin S, Herrmann N, Rapoport MJ, Wilson K, Gill SS, et al. Efficacy and feasibility of nonpharmacological interventions for neuropsychiatric symptoms of dementia in long term care: a systematic review. J Am Med Dir Assoc. 2012 Jul;13(6):503,506.e2.

Recomendação original disponível em:

Uma recomendação de:

Colégio da Especialidade de Psiquiatria da Ordem dos Médicos