Antimicrobianos em doentes com catéter vesical permanente ou intermitente

Recomendação

Escolha não prescrever antimicrobianos em doentes com catéter vesical permanente ou intermitente excepto se houver sinais e sintomas de infeção do trato urinário.

Justificação

Na ausência de sinais e sintomas de infeção do trato urinário (febre, prostração, mal-estar sem outra causa definida, dor ou sensibilidade no flanco ou hipogastro, disúria, polaquiúria ou urgência urinária; e nos doentes medulares, um aumento da espasticidade, disreflexia autonómica, agitação) os antibióticos não têm eficácia demonstrada e o seu uso induz o risco de resistências bacterianas.

Existem apenas duas situações em que deve ser considerado o uso de antimicrobianos em doentes assintomáticos: 1) doentes que vão ser sujeitos a ressecção da próstata e 2) doentes com indicação para cistostomia.

A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.

Bibliografia

• Infectious Diseases Society of America. Diagnosis, prevention, and treatment of Catheter-Associated Urinary Tract Infection in adults: 2009.
  • International Clinical Practice Guidelines from the Infectious Diseases Society of America [Internet]. Arlington (VA): .Infectious Diseases Society of America; 2010 [cited 2014 Nov 4].

Recomendação original disponível em:

Uma recomendação de:

Colégio da Especialidade de Medicina Interna da Ordem dos Médicos