Antibióticos na Bacteriúria Assintomática (BA)

Recomendação

Escolha não prescrever antibióticos na Bacteriúria Assintomática (BA).

Justificação

A BA não é considerada uma infecção activa mas uma colonização por comensais. Estes agentes são menos virulentos e julga-se mesmo que tenham um papel protector contra estirpes mais agressivas.

O uso de antibióticos na BA não é clinicamente benéfico e não melhora a morbilidade ou mortalidade. Exceptuam-se as situações de BA nas grávidas e em doentes que vão ser submetidos a ressecção transuretral da próstata, em que deve ser considerado o uso de antibióticos.

A presença de um cateter vesical aumenta o risco de bacteriúria. No entanto, o uso de antibióticos em doentes assintomáticos não diminui a incidência de infecção do trato urinário associada ao cateter. A menos que haja sintomas urinários ou sintomas sem causa identificável, a BA associada ao cateter não necessita de despiste ou antibioterapia.

O sobretratamento da BA não é custo-efectivo e pode levar à infecção por Clostridium difficile e à emergência de resistências bacterianas.

A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.

Bibliografia

• Trautner B, Kelly PA, Petersen N, Hysong S, Kell H, Liao KS, Patterson JE, Naik AN. A hospital-site controlled intervention using audit and feedback to implement guidelines concerning inappropriate treatment of catheter-associated asymptomatic bacteriuria. Implement Sci. 2011 Apr 22,6:41.
  • Nicolle LE, Bradley S, Colgan R, Rice JC, Schaeffer A, Hooton TM. Infectious Diseases Society of America, American Society of Nephrology, American Geriatric Society. Infectious Diseases Society of America guidelines for the diagnosis and treatment of asymptomatic bacteriuria in adults. Clin Infect Dis. 2005 Mar 1;40(5):643-54.
  • Grabe (chair), R. Bartoletti, T.E.Bjerklnd Johasen, M.Çek, B.Koves (guidelines Associate), K. G. Naber, R.S.Pickard,P.Tenke, F. Wagenlehner, B.Wult – Urological Infections – ABU. European association of Urology (EAU) – 2018
  • Norma da Direcção Geral de Saúde. Norma 015/2011 de 30 de Agosto de 2011- Terapêutica das infecções do Aparelho Urinário (Comunidade).

Recomendação original disponível em:

Uma recomendação de:

Colégio da Especialidade de Medicina Interna da Ordem dos Médicos