Antidepressivos como tratamento de primeira linha para sintomas depressivos leves ou sub sindrómicos em adultos

Recomendação

Escolha não utilizar, por rotina, antidepressivos como tratamento de primeira linha para sintomas depressivos leves ou sub sindrómicos em adultos.

Justificação

As taxas de resposta aos antidepressivos são maiores para a depressão moderada/grave. Para sintomas depressivos leves ou sub sindrómicos, uma avaliação completa, suporte e monitorização contínuos, intervenções psicossociais e modificações no estilo de vida devem ser as primeiras linhas de tratamento. Isto pode evitar os efeitos laterais da medicação e estabelecer fatores etiológicos importantes para avaliação e tratamento futuros. No entanto, os antidepressivos são apropriados em casos de depressão leve persistente, onde há um histórico de depressão mais grave ou em que as outras intervenções falharam.

A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.

Bibliografia

• Barbui C, Cipriani A, Patel V, Ayuso-Mateos JL, van Ommeren M. Efficacy of antidepressants and benzodiazepines in minor depression: systematic review and meta-analysis. Br J Psychiatry. 2011 Jan;198(1):11-6.
  • Cuijpers P, van Straten A, van Oppen P, Andersson G. Are psychosocial and pharmacologic interventions equally effective in the treatment of adult depressive disorders? A meta-analysis of comparative studies. J Clin Pyschiatry. 2008 Nov;69(11):1675-85.
  • Fournier JC, DeRubeis RJ, Hollon SD, Dimidjian S, Amsterdam JD, Shelton RC, et al. Antidepressant drug effects and depression severity: a patient-level metaanalysis. JAMA. 2010 Jan 6;303(1):47-53.
  • Kirsch I, Deacon BJ, Huedo-Medina TB, Scoboria A, Moore TJ, Johnson BT. Inital Severity and antidepressant benefits: a meta-analysis of data submitted to the Food and Drug Administration. PLoS Med. 2008 Feb;5(2):e45.

Recomendação original disponível em:

Uma recomendação de:

Colégio da Especialidade de Psiquiatria da Ordem dos Médicos