Antibióticos em doentes com exacerbação de asma que não apresentam sinais claros de infeção bacteriana

Recomendação

Escolha não prescrever antibióticos por rotina em doentes com exacerbação de asma que não apresentam sinais claros de infeção bacteriana.

Justificação

As exacerbações de asma caracterizam-se habitualmente por episódios de dispneia, pieira, tosse e aperto torácico. Embora possam ter origem infeciosa, a maioria destes casos tem etiologia vírica, sendo o papel das bactérias muitas vezes sobrestimado. O uso de antibióticos deve ser reservado para os casos em que existem sinais claros de infeção bacteriana, como pneumonia ou sinusite. Os riscos da prescrição não apropriada de antibióticos incluem os custos económicos, efeitos secundários e o desenvolvimento de resistências.

A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.

Bibliografia

• Aldington S, et al. Asthma exacerbations. 5: assessment and management of severe asthma in adults in hospital. Thorax. 2007 May;62(5):447-58. PMID: 17468458.
  • British Thoracic Society / Scottish Intercollegiate Guidelines Network. BTS/SIGN British guideline on the management of asthma [Internet]. 2017 Apr [cited 2017 May 5].
  • Chung KF, et al. International ERS/ATS guidelines on definition, evaluation and treatment of severe asthma. Eur Respir J. 2014 Feb;43(2):343-73. PMID: 24337046.
  • Schatz M, et al. Joint task force report: supplemental recommendations for the management and follow-up of asthma exacerbations. Introduction. J Allergy Clin Immunol. 2009 Aug;124(2 Suppl):S1-4. PMID: 19647130.

Recomendação original disponível em:

Uma recomendação de:

Colégio da Especialidade de Pneumologia da Ordem dos Médicos