“Acredito na nossa capacidade coletiva em contribuirmos para uma sociedade mais justa e igualitária” – Carlos Cortes

“Os desafios que enfrentamos como sociedade são imensos”, razão pela qual o bastonário Carlos Cortes declarou no seu discurso de tomada de posse a intenção de ser “incansável na defesa da dignificação e respeito pela profissão médica”, assim como “intransigente a defender a qualidade da Saúde e os nossos doentes”. Depois de elencar alguns desses desafios que devemos vencer para que possamos ter uma saúde que valorize o papel indispensável dos cuidados de saúde primários, da prevenção da doença, da promoção e da literacia em saúde, Carlos Cortes frisou a sua crença de que “juntos podemos superar estes desafios”. E porque “há quem ponha em causa”, a legítima “ambição em termos uma melhor saúde, em defendermos os doentes e melhores cuidados de saúde”, o dirigente máximo da OM, Carlos Cortes, fez questão de garantir a todos que nenhuma interferência “conseguirá silenciar os médicos, nem a intervenção da Ordem dos Médicos na defesa da qualidade técnica da Medicina”. Decidido a definir um futuro em que os caminhos possam ser de diálogo e solução, Carlos Cortes, fez questão de, naquela que foi a sua primeira intervenção oficial como bastonário da Ordem dos Médicos “transmitir uma ideia de esperança na qual o trabalho, a dedicação e o diálogo estarão sempre presentes”. “Acredito na nossa capacidade coletiva, como médicas e médicos, em contribuirmos para uma sociedade mais justa e igualitária, mais desenvolvida e mais humanizada. (…) Muito obrigado por também acreditarem comigo.”

Durante o seu discurso, que viria a encerrar a cerimónia, o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, reconheceu o trabalho do bastonário anterior, Miguel Guimarães, que “marcou a saúde em Portugal”, dirigindo em seguida palavras de agradecimento pela postura transmitida por Carlos Cortes sobre o futuro da intervenção da Ordem dos Médicos. O representante da tutela enalteceu a vitória clara e significativa de Carlos Cortes: “É muito importante que esta eleição tenha tido com tão grande votação pois dela resulta maior representatividade do bastonário agora eleito”, o que é, naturalmente, um desígnio desejável para qualquer representante de uma instituição democrática. O ministro da Saúde afirmou a sua partilha de ideias quanto à importância da liderança médica e de uma “enorme esperança no SNS”, frisou, usando os conceitos partilhados momentos antes por Carlos Cortes. “Conto com esse estado de espírito para que possamos aproveitar os ganhos que o SNS trouxe e que possamos promover uma refundação do SNS”, disse, citando Antonio Arnaut: “nada se pode fazer contra a vontade do povo e o povo não deixará perder esta conquista (SNS)”.

Na sua intervenção, também o bastonário cessante, Miguel Guimarães, havia feito questão lembrar que “este é um momento muito especial” para a vida da Ordem dos médicos e para os milhares de profissionais por ela representados, agradecendo a todos “a excelência do contributo” que deram. Contributo especialmente relevante no contexto pandémico e que “permitiu-nos exercer as nossas funções com espírito reformista”, mencionou, referindo-se aos seus dois mandatos à frente dos destinos da instituição, durante os quais se empenhou na “defesa dos doentes, a qualidade da medicina e (…) do Serviço Nacional de Saúde”. “Fomos incómodos quando tivemos que ser, mas também fomos parceiros, estivemos do lado da solução, sempre ao lado do doente. Todos nós: Ordem e médicos a cumprir a nossa missão”, enalteceu, concluindo com votos de sucesso ao novo bastonário a quem foram passadas as insígnias que marcam a transição de mandato.

Nesta cerimónia solene, que contou com a presença de várias centenas de médicos que encheram o Pátio da Galé em Lisboa, a qual marca o início oficial dos trabalhos do bastonário eleito por uma imensa maioria dos votos expressos pelos médicos no passado dia 16 de fevereiro, coube a Alfredo Loureiro, presidente da comissão eleitoral nacional, dar posse a Carlos Cortes que seguirá assim, à frente da Ordem dos Médicos, no triénio 2023/2025.

Leia AQUI o discurso completo do Bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes no ato de tomada de posse que se realizou dia 15 de março de 2023