75 anos do Serviço de Anestesiologia do CHUSA: Bastonário realiza visita institucional

No âmbito da celebração dos 75 anos do Serviço de Anestesiologia do Centro Hospitalar Universitário de Santo António (CHUSA), celebrados no passado mês de maio, a Ordem dos Médicos realizou uma visita institucional ao referido Serviço, onde foi destacada e o papel absolutamente crucial deste para a valorização da saúde em Portugal.

A visita institucional aconteceu na manhã de terça-feira, dia 13 de junho, tendo a Ordem dos Médicos sido representada pelo Bastonário, Carlos Cortes, e pelo Presidente da Secção Regional do Norte, Eurico Castro Alves. Os dois dirigentes foram recebidos pelo Presidente do Conselho de Administração do CHUSA, Paulo Barbosa, e pelo Diretor Clínico, José Barros.

O Bastonário da Ordem dos Médicos fez questão de referir que a comemoração dos 75 anos do Serviço de Anestesiologia do CHUSA é um marco “notável” e que deve “encher de orgulho” todos os portugueses. Carlos Cortes expressou ainda o seu “profundo agradecimento”, em nome da Ordem dos Médicos, a todos os que fizeram e fazem parte do Serviço, destacando os avanços, as conquistas e os desafios enfrentados ao longo dos anos por esta especialidade médica tão fundamental.

Foi feito um reconhecimento da trajetória de sucesso do Serviço de Anestesiologia do CHUSA e enaltecido o compromisso dos médicos anestesiologistas em garantir o conforto e a segurança dos pacientes durante os procedimentos cirúrgicos ao longo destes 75 anos de dedicação.

A visita acabou também por proporcionar um espaço de diálogo entre os dirigentes da Ordem dos Médicos e os profissionais do CHUSA, no qual foram discutidos temas relevantes para a prática da anestesiologia e para a valorização dos profissionais da área. Durante o encontro, foram abordadas questões relacionadas com as condições de trabalho e com o sempre necessário investimento em tecnologia e infraestruturas.

O Bastonário reafirmou o compromisso da Ordem dos Médicos em apoiar o Serviço e os anestesiologistas, procurando soluções que melhorem as condições do exercício profissional e, consequentemente, a qualidade dos cuidados de saúde prestados à população.