44 anos do SNS: Ordem assinala o papel dos Médicos na construção do SNS

O Serviço Nacional de Saúde completa hoje 44 anos e a Ordem dos Médicos não poderia deixar de assinalar estas mais de quatro décadas de serviço público, assegurado por profissionais de muitas áreas, mas, em primeira instância, por várias gerações de médicos. O Bastonário da Ordem dos Médicos tem manifestado a sua apreensão com as fragilidades que afetam o Serviço Nacional de Saúde, frisando a convicção de que o futuro passa pelo investimento contínuo num SNS moderno e que responda ao desafio de fazer com que os médicos continuem a acreditar nesse serviço público fundamental. O aniversário do SNS será assinalado, entre muitas outras iniciativas, com a cerimónia da rega da oliveira, momento de grande simbolismo a que Carlos Cortes está indelevelmente associado desde o primeiro momento. Mais do que recordar António Arnaut, este encontro mantém vivos os princípios por si defendidos para o serviço público de saúde. Uma matriz humanista, equidade no acesso a cuidados de saúde como um direito fundamental, em resumo: o SNS como um dos pilares do Estado Social e da democracia.

A cerimónia simbólica da rega da ‘oliveira SNS’ é uma iniciativa da Liga dos Amigos dos Hospitais da Universidade de Coimbra, presidida por Isabel de Carvalho Garcia, à qual sempre esteve ligada a Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos e na qual marca presença a Administração Regional de Saúde do Centro, a Câmara Municipal de Coimbra e, claro, a família do advogado e escritor António Arnaut que também está sempre presente neste encontro.