26º Congresso Nacional da Ordem dos Médicos: a carreira médica

Num vídeo que pode ser visualizado no site oficial do 26º Congresso Nacional da Ordem dos Médicos, o Bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, convida todos os colegas à participação neste importante encontro que decorre de 23 a 25 de novembro em Gaia e que tem como tema principal a carreira médica, durante o qual “iremos festejar juntos os 85 anos da Ordem dos Médicos”. Ordem dos Médicos e carreira médica, aliás, estão, como frisa o dirigente na sua mensagem, intimamente ligados desde a sua génese. “A carreira médica esteve ligada à construção do Serviço Nacional de Saúde, (…) com Miller Guerra como coordenador do relatório sobre a carreira médica”, exemplo da excelência do contributo dos médicos e do “papel fundamental que tiveram na criação do Serviço Nacional de Saúde”. “Mas hoje estamos num momento muito diferente do SNS”, nomeadamente porque a medicina evoluiu muito, fruto de avanços tecnológicos. “Vivemos um momento de enormes dificuldades em que, mais uma vez, os médicos vão ter que ter um papel decisivo para tentar ultrapassar os obstáculos que têm sido colocados aos cuidados de saúde em Portugal”. Tudo isso, enquadra o Bastonário da Ordem dos Médicos, num contexto em que além do setor público, o envolvimento do setor privado e social são cada vez mais importantes e têm que fazer parte desta “importante reflexão” sobre a carreira médica. Num debate que fará necessariamente a “ligação do passado com presente e futuro, mas também com os vários setores de intervenção dos médicos”. Carlos Cortes insta os colegas à participação. “Temos que refletir sobre a nova carreira” porque aos médicos cabe “um papel muito relevante” na definição deste percurso.