25º Congresso Nacional da Ordem dos Médicos olha para a Saúde em Mudança

Numa altura em que a Saúde em Portugal atravessa grandes desafios, a Ordem dos Médicos realiza o seu 25º Congresso Nacional. A iniciativa surge com o principal objetivo de construir um caminho com resultados imediatos, mas orientado para o futuro, estrutural e capaz de modernizar o sistema de saúde português, nomeadamente o Serviço Nacional de Saúde.

O 25º Congresso Nacional da Ordem dos Médicos – que conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República – acontece no dia 11 de novembro, no Espaço Vita, em Braga. O formato é inovador, contando com várias palestras ao estilo “TED Talk”, de 18 minutos cada. Haverá ainda espaço para debates e participações de vários intervenientes, entre os quais médicos, cientistas e personalidades de outros setores. O programa tem na multidisciplinaridade um dos seus pontos fortes.

“A nível interno, com uma nova equipa ministerial, uma nova estrutura [direção executiva do SNS] e uma grave crise no acesso a cuidados de saúde, Portugal atravessa um momento crítico e deve decidir que Saúde quer ter durante os próximos anos. Já a nível externo, todo o mundo atravessa tempos marcados pela instabilidade devido à guerra que se arrasta na Ucrânia”, contextualiza o bastonário e presidente do congresso, Miguel Guimarães.

“Em tempos conturbados, é necessário, mais do que nunca, pensar estruturalmente. A Saúde pode contar com os médicos para essa reflexão e, sobretudo, para contribuir para a ação. É esse o papel e a responsabilidade que a Ordem dos Médicos assume perante a sociedade: ajudar a que todos os cidadãos tenham uma Saúde melhor, mais segura e com equidade de acesso. Seja hoje, seja durante os próximos anos”, acrescentou o bastonário.

A “Saúde em Mudança” olhará para temas como: “Desafios para a Formação Médica”; “O SNS do Século XXI”; “As profissões da Saúde: pensar o futuro hoje”; “Saúde Global, desafios e oportunidades”; “Reforma do Sistema Nacional de Saúde”; “Hospitais Periféricos, presente e futuro” e “Transformação Digital na Saúde e Sistemas de Informação”.

Contaremos com intervenções de várias individualidades de renome nacional e internacional, entre as quais se encontram o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, o diretor executivo do SNS, Fernando Araújo, e a presidente-eleita da Associação Médica Mundial, Lujain Al-Qodmani. Haverá ainda espaço para os contributos de Maria de Belém Roseira, Domingos Andrade, Ana Paula Martins, Isabel Vaz, António Lobo Xavier, Álvaro Beleza, Pablo Requena, Pedro Duarte, entre muitos outros.

Mais detalhes e inscrições em https://25congressonacionalom.com/