25º Congresso Nacional da Ordem dos Médicos olha para a “Saúde em Mundança”

O 25º Congresso Nacional da Ordem dos Médicos vai realizar-se já no dia 11 de novembro. Esta é a primeira edição de um Congresso Nacional da Ordem dos Médicos a realizar-se fora de Lisboa, do Porto ou Coimbra, sendo realizada em Braga, no Espaço Vita. O evento conta com o mote “Saúde em Mudança”, bem com um programa diverso, focado principalmente no futuro da saúde nacional e global.

O formato é inovador, contando com várias palestras ao estilo “TED Talk”, de 18 minutos cada. Haverá ainda espaço para debates e participações de vários intervenientes, entre os quais médicos, cientistas e personalidades de outros setores. O programa tem na multidisciplinaridade um dos seus pontos fortes.

Na parte da manhã, serão apresentadas três conferências diferentes que abordarão temas como os “Desafios para a formação médica” ou “As profissões da saúde: pensar o futuro hoje”. O diretor executivo do SNS, Fernando Araújo, também marcará presença, naquela que será uma das suas primeiras intervenções desde que tomou posse, com uma conferência intitulada “O SNS do século XXI”.

Já na segunda parte, o 25º Congresso Nacional da Ordem dos Médicos terá a honra de receber Lujain Al-Qodmani, Presidente-eleita da Associação Médica Mundial, que irá conceder uma conferência magistral sobre a “Saúde Global, os desafios e as oportunidades”. Esta conferência será seguida por uma mesa de debate sobre o mesmo tema.

O congresso contará, ainda, com mais três conferências, que desta vez irão abordar temas como a “Reforma do Sistema Nacional de Saúde – A proposta da Sedes”, os “Hospitais Periféricos: Presente e Futuro” e, ainda, a “Transformação Digital na Saúde e Sistemas de Informação.”

O evento contará com outros momentos marcantes, tais como a apresentação das recomendações do relatório “Cenários da Saúde para 2040”, iniciado no congresso anterior. Será também revelado e atribuído o prémio ao vencedor do “Best Ideas in HealthCare”, uma iniciativa lançada pela Ordem dos Médicos em parceria com a NTT Data. No final, o evento terminará com a tradicional Cerimónia de Entrega das Medalhas de Mérito da Ordem dos Médicos, um momento solene e de celebração. As medalhas procuram reconhecer o mérito dos “nossos” mestres e daqueles que, em diversas vertentes e especialidades, marcam a medicina e a sua evolução.

Site oficial do congresso: https://25congressonacionalom.com/