+351 21 151 71 00

Aberto concurso para médicos recém-especialistas – prazo 5 dias úteis

Depois do anúncio da autorização de abertura do procedimento concursal, está efetivamente aberto o maior concurso dos últimos anos para médicos recém-especialistas, com um total de 1234 vagas. O despacho de abertura do concurso foi publicado esta segunda-feira, 30/07/2018 no Diário da República e inclui 839 vagas para especialidades hospitalares, 378 para médicos de família e 17 para a área de saúde pública. O prazo para apresentação de candidaturas é de 5 dias úteis, contados a partir da data da publicação do aviso no Diário da República.

Embora com atraso em relação ao prazo legal, a Ordem dos Médicos congratula-se com o reconhecimento pelo Ministério da Saúde da validade dos argumentos que foram apresentados, num diálogo construtivo entre instituições que têm ambas uma mesma finalidade: o bem da saúde dos portugueses.

A Ordem dos Médicos defende uma política de abertura de concursos que obedeça a um procedimento mais célere, de forma a dar resposta real às necessidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS), tal como dita o diploma recentemente aprovado no Parlamento que obriga à abertura de concurso no prazo de 30 dias após conclusão do internato médico.

A justa abertura destas 1234 vagas em Medicina Geral e Familiar, Saúde Pública e especialidades hospitalares vem ajudar a suprir algumas carências do SNS.