O nosso país irá acolher a 25ª WONCA World Conference 2025 (entidade que congrega as associações e colégios de Medicina Geral e Familiar dos cinco continentes), sendo este o maior encontro de especialistas de Medicina Geral e Familiar (MGF) à escala mundial. A realização deste evento – programado para o Centro de Congressos de Lisboa para os dias 17 a 21 de setembro de 2025 – resulta de um projeto conjunto da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) e da Região Europeia da WONCA.
De realçar que a organização acredita que esta conferência poderá trazer até à capital portuguesa aproximadamente 4 mil participantes. Vinculados à conferência estarão diversos programas paralelos, entre os quais visitas de delegados estrangeiros a unidades dos CSP portugueses, ou atividades de promoção de saúde e bem-estar. A iniciativa será 100% paper free, apostando em suportes integralmente digitais e contará também com a participação ativa em diversas sessões de associações e grupos europeus de doentes e familiares.
“É com enorme alegria que a APMGF recebeu a notícia de que irá organizar, em conjunto com a WONCA Europa, a conferência mundial da WONCA em 2025. A organização do congresso mundial de MGF em Lisboa representa um marco importantíssimo para a MGF portuguesa, traduzindo o reconhecimento do trabalho feito por tantos ao longo das últimas quatro décadas e contribuindo de forma indelével para a valorização da especialidade no nosso país”, declara Nuno Jacinto, presidente da APMGF e co-chair da conferência.
Ordem considera essencial que tal não sirva para desviar a atenção do essencial, designadamente da necessidade de melhor organização dos serviços de saúde &a
Webinar aborda IA generativa ao serviço da investigação científica
A receptividade de dezenas de participantes foi muito positiva, com grande expectativa para futuras edições referentes ao uso de inteligência artificial
Pode consultar aqui todas as edições da Revista da Ordem dos Médicos (ROM), publicação de atualidade onde damos frequentemente a conhecer exemplos de inovação, ética e humanismo dos nossos médicos.