"Foi colocada á venda nas livrarias, na última semana de Setembro, a novela gráfica “Dormindo entre cadáveres”, escrita por Luís Moreira Gonçalves (autor e protagonista da história) e ilustrada pelo brasileiro Felipe Parucci, edição portuguesa da Zigurate.
É uma obra que relata a odisseia de um médico português, o Luís, em pleno surto de COVID-19 num hospital de campanha em Porto Velho, na Randónia (Amazónia).
Uma história contada na primeira pessoa, com relatos comoventes do quotidiano médico e que regista uma experiência colectiva traumática: a pandemia vista “lá de dentro”, com impacto emocional, humano e social.
O título cumpre o papel de memória e alerta — sobre negligência, morte em escala, dedicação médica e o peso psicológico dessa vivência.
É uma justa homenagem a todos os que lutaram contra a COVID, e que não podemos esquecer.
Pode consultar aqui todas as edições da Revista da Ordem dos Médicos (ROM), publicação de atualidade onde damos frequentemente a conhecer exemplos de inovação, ética e humanismo dos nossos médicos.