"Foi colocada á venda nas livrarias, na última semana de Setembro, a novela gráfica “Dormindo entre cadáveres”, escrita por Luís Moreira Gonçalves (autor e protagonista da história) e ilustrada pelo brasileiro Felipe Parucci, edição portuguesa da Zigurate.
É uma obra que relata a odisseia de um médico português, o Luís, em pleno surto de COVID-19 num hospital de campanha em Porto Velho, na Randónia (Amazónia).
Uma história contada na primeira pessoa, com relatos comoventes do quotidiano médico e que regista uma experiência colectiva traumática: a pandemia vista “lá de dentro”, com impacto emocional, humano e social.
O título cumpre o papel de memória e alerta — sobre negligência, morte em escala, dedicação médica e o peso psicológico dessa vivência.
É uma justa homenagem a todos os que lutaram contra a COVID, e que não podemos esquecer.
Convocatória para a Assembleia de Representantes: dia 15 de dezembro 2025 no Porto
Nos termos do disposto no artigo 51.º do Estatuto da Ordem dos Médicos aprovado pelo Decreto-Lei n.º 282/77, de 5 de julho com as alterações introduzidas
Estudo de investigação intitulado “Perceções e Necessidades dos/as Psicólogos/as e Psiquiatras sobre o Uso de Ferramentas Digitais e Inteligência Artificial&
Dia Internacional da Medicina Física e de Reabilitação
O Colégio da Especialidade de Medicina Física e de Reabilitação da Ordem dos Médicos saúda todos os Médicos Fisiatras e realça o valor do seu trabalho.
Pode consultar aqui todas as edições da Revista da Ordem dos Médicos (ROM), publicação de atualidade onde damos frequentemente a conhecer exemplos de inovação, ética e humanismo dos nossos médicos.