"Foi colocada á venda nas livrarias, na última semana de Setembro, a novela gráfica “Dormindo entre cadáveres”, escrita por Luís Moreira Gonçalves (autor e protagonista da história) e ilustrada pelo brasileiro Felipe Parucci, edição portuguesa da Zigurate.
É uma obra que relata a odisseia de um médico português, o Luís, em pleno surto de COVID-19 num hospital de campanha em Porto Velho, na Randónia (Amazónia).
Uma história contada na primeira pessoa, com relatos comoventes do quotidiano médico e que regista uma experiência colectiva traumática: a pandemia vista “lá de dentro”, com impacto emocional, humano e social.
O título cumpre o papel de memória e alerta — sobre negligência, morte em escala, dedicação médica e o peso psicológico dessa vivência.
É uma justa homenagem a todos os que lutaram contra a COVID, e que não podemos esquecer.
No último ano a Secção Sub-Regional da Guarda da Ordem dos Médicos tem organizado umas sessões denominadas "Conversa Aberta Médicos Ilustres na Guarda"
Pode consultar aqui todas as edições da Revista da Ordem dos Médicos (ROM), publicação de atualidade onde damos frequentemente a conhecer exemplos de inovação, ética e humanismo dos nossos médicos.