+351 21 842 71 00
A Ordem dos Médicos e a Ordem dos Farmacêuticos, com o apoio da Apifarma (Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica) e de outras instituições da sociedade civil, criaram uma conta solidária para apoiar os esforços de mitigação desta emergência de saúde pública.

 

A iniciativa “Todos Por Quem Cuida”, aberta à sociedade civil, possibilita a entrega de donativos financeiros, mas também de equipamentos hospitalares, equipamentos para proteção individual e outros materiais determinantes para a segurança e qualidade dos cuidados prestados aos portugueses. O apoio destina-se a todos os profissionais de saúde, nomeadamente assistentes operacionais, secretários clínicos, técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica, enfermeiros, farmacêuticos, médicos e tantos outros, mas, também às forças de segurança, bombeiros, cuidadores, entre outras profissões chamadas a estar na linha da frente e a cuidar de todos nós.

 

Este movimento responde a um apelo nacional e materializa a resposta de todos os que desejam apoiar quem cuida, reconhecendo que esta crise só será ultrapassada com a participação, a solidariedade e a união de todos. Com esta iniciativa, as Ordens dos médicos e dos farmacêuticos e a indústria farmacêutica pretendem assegurar que todos os profissionais trabalhem protegidos e com acesso aos equipamentos e dispositivos necessários para salvar vidas e proporcionar os melhores cuidados a todos os doentes com COVID-19, mas também aos que continuam a precisar de assistência por outras patologias.

As instituições, empresas e todos os portugueses com capacidade para contribuir para esta causa podem efetuar o seu donativo por transferência bancária para a Conta Solidária “Todos Por Quem Cuida”.

Conta CGD número 0646 017662 930

É possível também preencher o FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO indicando os materiais que pretendem doar.

A identificação das necessidades no terreno será da responsabilidade de uma Comissão de Acompanhamento, que tem também a supervisão da linha de apoio financeiro.

Os donativos em espécie e os pedidos de apoio podem ser comunicados à Comissão de Acompanhamento através dos endereços de correio eletrónico todosporquemcuida@ordemdosmedicos.pt e todosporquemcuida@ordemfarmaceuticos.pt.

#TodosPorQuemCuida

Promotores

Miguel Guimarães, Bastonário da Ordem dos Médicos

“Vivemos uma crise extraordinária que só pode ser ultrapassada com a solidariedade e união de todos, sem exceção. É urgente garantir que os profissionais de saúde trabalham devidamente protegidos e com acesso aos materiais necessários, com o objetivo de salvar vidas e proporcionar os melhores cuidados possíveis aos nossos doentes”.

Ana Paula Martins, Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos

“A pandemia não escolhe vítimas. Todos podemos ser atingidos em diferentes graus. Precisamos cuidar de todos e especialmente daqueles que são afetados de forma mais violenta. Para estes, o Sistema de Saúde e o Serviço Nacional de Saúde não podem falhar. Por isso, o nosso contributo é tão importante. Temos de fazer tudo o que está ao nosso alcance para impedir que eventuais falhas, ineficiências ou fraquezas ganhem dimensão e nos vençam. Todos Por Quem Cuida. Vençamos a Covid-19!”.

 

 

Apoios Media

Testemunhos

A Ordem dos Médicos e a Ordem dos Farmacêuticos agradecem os estímulos e a confiança depositadas nos profissionais de saúde para gerir a aplicação dos contributos, vindos especialmente das muitas figuras públicas que se associaram a esta iniciativa solidária, como o apresentador de televisão Manuel Luís Goucha, o ex-jogador de futebol Luís Figo, ou o músico João Gil. Este é também o momento de agregar e unir diferentes instituições e parceiros para que, todos juntos, possamos contribuir para ajudar quem cuida de todos nós, ajudar os portugueses. E sempre sob o lema “Todos Por Quem Cuida”.