Na agenda aceitamos eventos científicos e culturais. O critério de publicação será sempre da Ordem dos Médicos e todas as inserções ficam pendentes de aprovação. Para solicitar a divulgação do seu evento na agenda do site oficial da Ordem dos Médicos deve preencher o formulário e, caso seja um evento com patrocínio científico da OM, atribuído através do seu Conselho Nacional para Atribuição do Patrocínio Cientifico devera ser indicado o número do respetivo despacho;
– o pedido de publicação na agenda devera ser enviado com uma antecedência mínima de 15 dias em relação à data do encontro.

Clique aqui se deseja adicionar um evento científico e cultural.

• Este evento já decorreu.

“E a ética? – Encontros e Desencontros” – setembro e outubro de 2022

8 Setembro, 2022 @ 8:00 - 17:00

Ordem dos Médicos do Centro organiza e promove o ciclo de debates “E a ética? – Encontros e Desencontros”

Sala Miguel Torga | Coimbra

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, através do seu Gabinete de Ética e Deontologia, desenvolverá o ciclo de debates, na modalidade presencial, com o tema “E a Ética? Encontros e Desencontros…”. Ao longo de seis sessões, todas as quintas-feiras, das 21h30 às 23h00, será desenvolvido um tema diferente, contando com a perspetiva e reflexão de ilustres palestrantes que irão enriquecer a abordagem sobre a ética.

A primeira sessão, no dia 8 de setembro, com moderação de Manuel João Brito e Miguel Bajouco, terá como tema “Medicina baseada na evidência, na tecnologia ou na experiência?”, contando com a participação dos seguintes oradores: Henrique Martins, João Pedroso Lima e Helena Donato. A sessão de abertura conta com a intervenção do presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Dr. Carlos Cortes.

A segunda sessão, no dia 15 de setembro – Dia do Serviço Nacional de Saúde – terá como tema de debate “Há que saber quando parar! Decisão  de limitação terapêutica”. Com moderação de Alexandra Dinis e Paula Casanova, esta palestra serão oradores Cândida Cancelinha, Catarina Monteiro, Lèlita Santos.

Com o tema o – “Eu quero falar! O Consentimento”, no dia 22 de setembro, este ciclo de debates contará com a participação de Margarida Silvestre, Rita Gonçalves e André Dias Pereira. Esta sessão contará com a moderação de Manuel João Brito e Alexandra Dinis.

A quarta sessão do curso terá como temática “Quem cala consente? As vítimas de violência doméstica”, contando com a participação de Bárbara Santa Rosa, João Redondo e Cláudia Cruz Santos. A moderação desta sessão, que decorrerá a 29 de setembro, estará a cargo de Margarida Silvestre e Rita Marques.

A quinta sessão abordará a temática “Better than well! Da cura à potenciação…” no âmbito da qual serão oradores Miguel Castelo-Branco, Jorge Saraiva e Bárbara Santa Rosa. Este debate, que decorrerá a 20 de outubro, terá a moderação de Teresa Lapa e Miguel Bajouco.

Na semana seguinte, a última sessão, no dia 27 de outubro, será a vez de abordar o tema “Off Label. Quem não arrisca…”, no âmbito do qual serão oradores Pedro Narra Figueiredo, Manuel João Brito e Francisco Batel Marques. Este debate terá a moderação de Carlos Fontes Ribeiro e Teresa Lapa.

Este ciclo de debates decorrerá na Sala Miguel Torga da Ordem dos Médicos, em Coimbra, com  entrada livre.

Data:
8 Setembro, 2022