Na agenda aceitamos eventos científicos e culturais. O critério de publicação será sempre da Ordem dos Médicos e todas as inserções ficam pendentes de aprovação. Para solicitar a divulgação do seu evento na agenda do site oficial da Ordem dos Médicos deve preencher o formulário e, caso seja um evento com patrocínio científico da OM, atribuído através do seu Conselho Nacional para Atribuição do Patrocínio Cientifico devera ser indicado o número do respetivo despacho;
– o pedido de publicação na agenda devera ser enviado com uma antecedência mínima de 15 dias em relação à data do encontro.

Clique aqui se deseja adicionar um evento científico e cultural.

• Este evento já decorreu.

Curso “Sexualidade, Fertilidade e Cancro”

21 Maio, 2019 - 28 Maio, 2019

O Núcleo Regional do Centro (NRC) da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) irá realizar um curso de formação na temática da Sexualidade, Fertilidade e Cancro, a decorrer em Viseu nos próximos dias 21 e 28 de Maio, na Delegação de Viseu do NRC-LPCC, com o qual se pretende a sensibilização dos profissionais de saúde para as dificuldades sexuais e risco de infertilidade que podem acompanhar a doença oncológica e seus tratamentos, dar a conhecer formas de intervenção dirigidas a essas dificuldades e as diversas opções de preservação da fertilidade e contribuir para uma melhoria da prática profissional nestas duas áreas específicas.

Para mais informação e pré-inscrição clique AQUI

ENQUADRAMENTO

O cancro e seus tratamentos podem resultar num impacto psicossocial significativo para o doente e sua família. Uma comorbilidade psiquiátrica, crise espiritual, mudança na rotina diária e estilo de vida e alterações nas relações familiares e sociais podem ocorrer ao longo do curso da doença, sendo a qualidade de vida uma das áreas mais afetadas pelo cancro, incluindo o funcionamento sexual. Quer o diagnóstico, quer o tratamento do cancro podem aumentar o risco de infertilidade e conduzir a dificuldades ao nível da intimidade e sexualidade, com causas quer físicas, quer psicológicas. A perda de desejo sexual, disfunção erétil e dor durante o ato sexual são os problemas mais comuns em doentes oncológicos, os quais, conjuntamente com uma possível infertilidade temporária ou permanente, podem contribuir para um exacerbar do distress emocional do doente.

21 Maio, 2019
Fim: