Na agenda aceitamos eventos científicos e culturais. O critério de publicação será sempre da Ordem dos Médicos e todas as inserções ficam pendentes de aprovação. Para solicitar a divulgação do seu evento na agenda do site oficial da Ordem dos Médicos deve preencher o formulário e, caso seja um evento com patrocínio científico da OM, atribuído através do seu Conselho Nacional para Atribuição do Patrocínio Cientifico devera ser indicado o número do respetivo despacho;
– o pedido de publicação na agenda devera ser enviado com uma antecedência mínima de 15 dias em relação à data do encontro.

Clique aqui se deseja adicionar um evento científico e cultural.

• Este evento já decorreu.

Cidadania, participação e políticas de saúde. O direito de petição

16 Novembro, 2018 @ 10:00 - 18:30

Apresentação

O histórico direito de petição é, desde sempre, um instrumento de participação do povo no governo da res publica. O exercício deste direito encerra, hoje, uma possibilidade dual da esfera cidadã – individual ou coletivamente, a partir de questões da esfera pessoal do/a peticionário/a ou de questões de interesse geral – poder dirigir pedidos aos poderes públicos (na forma de reclamação, queixa, agravo, rogo, súplica ou requerimento), assim como propor soluções para questões da vida coletiva.

Neste curso de formação, privilegia-se a análise do enquadramento do direito de petição, bem como a análise das petições dirigidas à Assembleia da República Portuguesa sobre questões de saúde na última década (seu conteúdo, admissão, tratamento e resposta) e a apresentação e discussão de casos concretos (processos, redes de alianças, janelas de oportunidade e resultados)

Destinatários
Este curso de formação é dirigido a todos/as os/as profissionais da justiça, profissionais da saúde, dirigentes associativos, estudantes e a todos/as os/as que queiram maximizar as suas competências teóricas e práticas no âmbito desta temática.

Coordenação
Ana Raquel Matos (CES) | Margarida Santos (ISCTE-IUL) | Maria do Rosário Zinckle dos Reis (Alzheimer Portugal) | Sofia Crisóstomo (ISCTE-IUL)

UNIFOJ – Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra

LISBOA – CES-Lisboa (Picoas Plaza, Rua Viriato 13, Lojas 117 e 118)

Data Limite de Inscrição
9 de novembro de 2018

15 Euros

Nº limite de inscrições: 40

O curso será realizado com o número mínimo de 12 participantes.

Esta formação inclui documentação (em suporte informático) e um certificado de frequência

E-mail: unifojcursos@ces.uc.pt

Programa e Inscrições