+351 21 842 71 00

Choosing Wisely Portugal - Escolhas Criteriosas em Saúde

Choosing Wisely Portugal – Escolhas Criteriosas em Saúde é um programa global de Educação para a Saúde. O programa Choosing Wisely foi fundado em 2012 nos Estados Unidos da América pelo American Board of Internal Medicine. O programa foi posteriormente adaptado e implementado em diversos países, incluindo Austrália, Brasil, Canadá, Itália, Japão, Nova Zelândia, País de Gales, Reino Unido e Suíça.

O programa Choosing Wisely Portugal – Escolhas Criteriosas em Saúde tem como principal objetivo promover escolhas em Saúde baseadas na melhor evidência científica disponível, promovendo a utilização adequada de exames complementares de diagnóstico e reduzindo o número de intervenções desnecessárias, sem eficácia/evidência comprovada e/ou com uma relação risco-benefício desfavorável.

As recomendações dirigidas aos profissionais de Saúde serão realizadas por peritos na área e emitidas pelos Colégios da Especialidade da Ordem dos Médicos, com respetiva fundamentação científica, contribuindo assim para uma melhor qualidade nos cuidados de Saúde prestados e servindo de suporte à comunicação médico-doente. O programa Choosing Wisely Portugal – Escolhas Criteriosas em Saúde preconiza também a criação de materiais pedagógicos destinados aos doentes que transmitam as recomendações em linguagem acessível, de forma a promover a literacia em Saúde e contribuir para decisões partilhadas em Saúde.