Recomendação
Escolha não realizar ecografias obstétricas com objetivos que não se prendem a indicações clínicas, como por exemplo, gravar vídeos ou disponibilizar fotografias tridimensionais.
Justificação
A ecografia obstétrica integra o painel de cuidados pré-natais e destina-se a rastreio pré-natal de aneuploidias, deteção de anomalias fetais estruturais, avaliação do desenvolvimento fetal, da placenta, da quantidade de líquido amniótico e perfil biofísico. A idade gestacional da sua realização está bem definida nas recomendações de vigilância pré-natal. A realização de ecografia obstétrica com objetivos fora de uma indicação clínica é desaconselhada, por envolver gastos desnecessários de recursos e desvirtuar a sua utilização como método complementar de diagnóstico.
A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.
Bibliografia
- ACOG Committee Opinion. Number 297, August 2004. Nonmedical use of obstetric ultrasonography. ACOG Committee on Ethics. Obstet Gynecol 2004 aug;104(2):423-4
- US Food and Drug Administration. Fetal Keepsake videos. December 9, 2015
- Abramowicz JS, Barnett SB; ISUOG WFUMB. The safe use of non-medical ultrasound: a summary of the proceedings of the joint safety symposiumof ISUOG and WFUMB. Ultrasound Obstet Gynecol. 2009 May;33(5):617-20
- American Institute of ultrasound in Medicine. Prudent use in pregnancy. Laurel (mD): AIUM; December 2015
Uma recomendação de:
Colégio da Especialidade de Ginecologia-Obstetrícia da Ordem dos Médicos
Recomendação subscrita por:
Colégio da Especialidade de Medicina Geral e Familiar da Ordem dos Médicos
Choosing Wisely Portugal
Escolhas Criteriosas em Saúde