Ecografias obstétricas com objetivos que não se prendem a indicações clínicas

Recomendação

Escolha não realizar ecografias obstétricas com objetivos que não se prendem a indicações clínicas, como por exemplo, gravar vídeos ou disponibilizar fotografias tridimensionais.

Justificação

A ecografia obstétrica integra o painel de cuidados pré-natais e destina-se a rastreio pré-natal de aneuploidias, deteção de anomalias fetais estruturais, avaliação do desenvolvimento fetal, da placenta, da quantidade de líquido amniótico e perfil biofísico. A idade gestacional da sua realização está bem definida nas recomendações de vigilância pré-natal. A realização de ecografia obstétrica com objetivos fora de uma indicação clínica é desaconselhada, por envolver gastos desnecessários de recursos e desvirtuar a sua utilização como método complementar de diagnóstico.

A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.

Bibliografia

• ACOG Committee Opinion. Number 297, August 2004. Nonmedical use of obstetric ultrasonography. ACOG Committee on Ethics. Obstet Gynecol 2004 aug;104(2):423-4
  • US Food and Drug Administration. Fetal Keepsake videos. December 9, 2015
  • Abramowicz JS, Barnett SB; ISUOG WFUMB. The safe use of non-medical ultrasound: a summary of the proceedings of the joint safety symposiumof ISUOG and WFUMB. Ultrasound Obstet Gynecol. 2009 May;33(5):617-20