Dia do Serviço Nacional de Saúde: 45 anos a tratar os cidadãos

No passado dia 15 de Setembro a Ordem dos Médicos de Coimbra assinalou o Dia do Serviço Nacional de Saúde (SNS) com a cerimónia da rega simbólica da ‘Oliveira SNS’, que desde 2009 cresce no Parque Verde do Mondego.

Como desde o primeiro dia dessa rega simbólica, Carlos Cortes, atual Bastonário da Ordem dos Médicos, esteve presente no evento organizado pela Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) e pela Liga dos Amigos dos Hospitais da Universidade de Coimbra (LAHUC), este ano com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra, Universidade de Coimbra, Unidade Local de Saúde de Coimbra, IPO de Coimbra e da Orquestra Clássica do Centro.

No dia 16, ainda a assinalar as comemorações do 45.° aniversário do Serviço Nacional da Saúde, à margem de uma cerimónia que teve lugar na Culturgest em Lisboa, o Bastonário frisou a sua preocupação com a “falta de rumo” do SNS. O Bastonário lamentou que “o Serviço Nacional de Saúde esteja hoje a atravessar um momento de enorme dificuldade (…) e está a deixar de dar respostas, por vezes até respostas básicas, a pessoas que necessitam de cuidados imediatos e que não têm a porta da emergência aberta para poderem tratar dos seus problemas. A Ordem está empenhada em apresentar propostas concretas para alterar esta situação durante os próximos meses”.

Regressando ao dia 15, o evento em Coimbra começou com a conferência “SNS-45 anos” proferida por Maria de Belém Roseira, ex-ministra da Saúde, seguindo-se a Orquestra Clássica do Centro que realizou um concerto comemorativo, incluindo a interpretação do Hino dos 45 anos do SNS, cuja letra é de Catarina Canas e música e orquestração são da responsabilidade do maestro Paulo Bernardino, com patrocínio da SRCOM.

Em seguida, os Coros das três Secções Regionais da Ordem dos Médicos – Norte, Centro e Sul –  formaram um único coro e interpretaram esse novo Hino do SNS. “A criação de um hino dedicado ao SNS é um gesto simbólico que não só homenageia a instituição, mas também transmite os valores de solidariedade, igualdade e dedicação”, enquadrou Manuel Teixeira Veríssimo. E prosseguiu: “Tal como um hino nacional evoca o espírito de união e de identidade de um povo, também um hino dedicado ao SNS deverá convocar todos os que nele trabalham e dele usufruem para uma ligação profunda, reconhecida e duradoura”.

A cerimónia simbólica da rega da ‘Oliveira SNS’, com a presença de várias personalidades, incluindo Isabel de Carvalho Garcia, presidente da LAHUC, Manuel Teixeira Veríssimo, presidente da SRCOM, Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva, presidente da Câmara Municipal de Coimbra, e Ana Paula Martins, Ministra da Saúde, bem como a família de António Arnaut, figura inultrapassável hoje e sempre desta história de 45 anos de promoção de mais e melhor saúde para os portugueses, a quem devemos a criação da Lei n.º 15/79, de 15 de Setembro.

O Presidente do Conselho de Administração da ULS de Coimbra disse no seu discurso que “no fim do dia, apenas temos de nos deitar com sonhos e acordar com um propósito”, e que assim seja no SNS pelos próximos 45 anos é com certeza o desejo de todos os presentes.