Recomendação
Escolha não solicitar determinação de velocidade de sedimentação eritrocitária para despiste de inflamação em indivíduos sem doença diagnosticada, e solicitar a determinação da proteína C-reativa para detetar a fase aguda da inflamação.
Justificação
A proteína C-reativa (PCR) é um marcador mais sensível e específico da fase aguda da inflamação do que a velocidade de sedimentação eritrocitária (VS). Nas primeiras 24 horas de uma doença, a PCR estará aumentada, enquanto a VS poderá estar normal. Quando desaparece a causa da inflamação, a PCR voltará a ser normal ao fim de 24 horas, enquanto a VS, devido ao tempo necessário para a diminuição do excesso de fibrinogénio, permanecerá elevada durante vários dias.
A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.
Bibliografia
- Crowson CS, Rahman MU, Matteson EL. Which measure of inflammation to use? A comparison of erythrocyte sedimentation rate and C-reactive protein measurements from randomized clinical trials of golimumab in rheumatoid arthritis. J Rheumatol. 2009 Aug;36 (8):1606-10.
- Henriquez-Camacho C, Losa J. Biomarkers for sepsis. Biomed Res Int. 2014;2014:547818.
- Lelubre C, Anselin S, Zouaoui Boudjeltia K, Biston P, Piagnerelli M. Interpretation of C-reactive protein concentrations in critically ill patients. Biomed Res Int. 2013;2013:124021.
- Wolfe, F. The Many Myths of Erythrocyte Sedimentation Rate and C-Reactive Protein. J Rheumatol 2009;36;1568-1569.
Uma recomendação de:
Colégio da Especialidade de Patologia Clínica da Ordem dos Médicos
Recomendação subscrita por:
Colégio da Especialidade de Pediatria da Ordem dos Médicos
Colégio da Especialidade de Medicina Geral e Familiar da Ordem dos Médicos
Choosing Wisely Portugal
Escolhas Criteriosas em Saúde