O Conselho Nacional Consultivo para a Carreira Médica/Serviço Nacional de Saúde da Ordem dos Médicos efetuou um estudo tendo como base um questionário enviado a todos os médicos. Entre as 5743 respostas obtidas, a opinião quase unânime é que a carreira médica contribui para a melhoria da qualidade da prestação de cuidados de saúde à população (91.45%). Também com resultados muito consensuais, os colegas manifestaram a necessidade de reestruturação da Carreira (87.57%) e da integração do Internato na Carreira Médica (92.58%), bem como a importância de se concretizar uma carreira transversal, independentemente do sector de atividade público/privado/social (78.1%). Apesar de em menor percentagem, a maioria dos colegas concorda que a Carreira Médica deveria ter mais graus, além de especialista e consultor (55.63%). Com este questionário pretende-se analisar a perceção e expectativas relacionadas com a Carreira Médica.
Helena Ramalho, Presidente do Conselho Nacional Consultivo para a Carreira Médica/Serviço Nacional de Saúde da Ordem dos Médicos, referiu que “A reestruturação da Carreira Médica é uma aspiração antiga que trará aspetos positivos quer à qualidade de cuidados prestados, quer ao nível de satisfação do Médico e do doente".
V Jornadas do Internato de MGF de Lisboa e Vale do Tejo
Organizadas por médicos internos de Medicina Geral e Familiar, por iniciativa da Coordenação do Internato de MGF de LVT, as jornadas decorreram esta semana
Entidade Reguladora da Saúde remeteu para o Ministério Público 49 casos suspeitos da existência de usurpação de funções de profissionais na área da saúde
Pode consultar aqui todas as edições da Revista da Ordem dos Médicos (ROM), publicação de atualidade onde damos frequentemente a conhecer exemplos de inovação, ética e humanismo dos nossos médicos.