O Conselho Nacional Consultivo para a Carreira Médica/Serviço Nacional de Saúde da Ordem dos Médicos efetuou um estudo tendo como base um questionário enviado a todos os médicos. Entre as 5743 respostas obtidas, a opinião quase unânime é que a carreira médica contribui para a melhoria da qualidade da prestação de cuidados de saúde à população (91.45%). Também com resultados muito consensuais, os colegas manifestaram a necessidade de reestruturação da Carreira (87.57%) e da integração do Internato na Carreira Médica (92.58%), bem como a importância de se concretizar uma carreira transversal, independentemente do sector de atividade público/privado/social (78.1%). Apesar de em menor percentagem, a maioria dos colegas concorda que a Carreira Médica deveria ter mais graus, além de especialista e consultor (55.63%). Com este questionário pretende-se analisar a perceção e expectativas relacionadas com a Carreira Médica.
Helena Ramalho, Presidente do Conselho Nacional Consultivo para a Carreira Médica/Serviço Nacional de Saúde da Ordem dos Médicos, referiu que “A reestruturação da Carreira Médica é uma aspiração antiga que trará aspetos positivos quer à qualidade de cuidados prestados, quer ao nível de satisfação do Médico e do doente".
Estudo “Erotismo em Cuidados Paliativos: perceções, atitudes e experiências de profissionais de saúde sobre intimidade, desejo e conexão no fim de vida”
Trata-se de um estudo nacional, realizado através de um questionário online dirigido a profissionais de saúde com experiência em Cuidados Paliativos.
Pode consultar aqui todas as edições da Revista da Ordem dos Médicos (ROM), publicação de atualidade onde damos frequentemente a conhecer exemplos de inovação, ética e humanismo dos nossos médicos.