+351 21 151 71 00
ordemdosmedicos@ordemdosmedicos.pt

A saúde não pode ser vista como uma "ilha isolada", afirmou o Bastonário da Ordem dos Médicos durante a sessão de abertura da conferência “One Health: Onde a saúde humana e animal se unem”. Carlos Cortes defendeu que "a prevenção, a vigilância e a resposta a ameaças sanitárias exigem articulação real entre setores, saberes e políticas públicas". 

Nos últimos dois anos, a Ordem dos Médicos promoveu diversas reuniões com as outras ordens profissionais no sentido de "identificar as interdependências entre os vários domínios, reforçar a partilha de informação crítica e promover uma cultura de antecipação, onde a ciência oriente a decisão política e onde a colaboração substitua o isolamento institucional". 

O conceito “One Health” reconhece que a saúde das pessoas está ligada à saúde dos animais e ao equilíbrio do ambiente. No contexto atual de globalização e ameaça de novas pandemias, a conferência sublinhou a importância de englobar os campos da medicina, veterinária, biologia e ciências ambientais para ultrapassar, em conjunto, o aumento de novos riscos para a saúde.

O Observador Meeting Point em parceria com a Hipra Human Health, reuniu, para além do Bastonário da Ordem dos Médicos, o Bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários, Pedro Fabrica, a Diretora-Geral da Saúde, Rita Sá Machado, o Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, José Pimenta Machado, o Presidente do Conselho de Escolas Médicas Portuguesas, Carlos Robalo Cordeiro, a Diretora Geral de Veterinária, Susana Pombo, entre outras pessoas, representantes e organizações, num debate essencial sobre as perspetivas de abordagem futuras da saúde.

Últimas Notícias

Ver tudo