Recomendação
Escolha não efetuar cintigrafia tiroideia, por rotina, em doentes com valores normais ou elevados de TSH.
Justificação
A cintigrafia da tiroide pode ser um exame muito útil nos casos em que a TSH é subnormal por causas não iatrogénicas. Auxilia na definição do tipo de tirotoxicose, seja clínica ou sub-clínica, e ajuda, em patologia nodular, na seleção de nódulos para citologia. A probabilidade de malignidade num nódulo quente é muito baixa, mas perante um nódulo frio não se pode afirmar ou excluir malignidade. A patologia nodular não deve, só por si, motivar a realização de cintigrafia, a não ser que se acompanhe por redução do valor da TSH. Deste modo, a cintigrafia da tiroide é o exame funcional de 2ª linha, devendo a sua realização estar dependente do doseamento da TSH.
A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.
Bibliografia
- 2015 American Thyroid Association Management Guidelines for Adult Patients with Thyroid Nodules and Differentiated Thyroid Cancer: The American Thyroid Association Guidelines Task Force on Thyroid Nodules and Differentiated Thyroid Cancer. Haugen, Alexander, et al., Thyroid. Jan 2016, 26(1): 1-133.
Uma recomendação de:
Colégio da Especialidade de Medicina Nuclear da Ordem dos Médicos
Choosing Wisely Portugal
Escolhas Criteriosas em Saúde