+351 21 151 71 00

Anticoagulação num doente com um 1º episódio de trombose venosa ocorrido no contexto de um fator de risco major transitório

Recomendação

Escolha não prolongar a anticoagulação por mais de 3 meses num doente com um 1º episódio de trombose venosa ocorrido no contexto de um fator de risco major transitório.

Justificação

Prolongar a anticoagulação por mais de 3 meses tem riscos e é dispendioso. Doentes com um 1º episódio de trombose venosa desencadeado por um fator de risco importante, como cirurgia, trauma ou cateter venoso, têm um reduzido risco de recorrência uma vez resolvido o fator de risco. As linhas orientadoras sugerem que um tratamento de 3 meses é suficiente. Excluem-se desta indicação os casos associados a fatores de risco não considerados major (anticoncepção oral, gravidez, imobilidade resultante de viagens prolongadas, etc), dado que o risco de repetição de um episódio trombótico é intermédio ou não está claramente definido.

A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.

Bibliografia

  • Kearon C, Akl EA, Comerota AJ. Antithrombotic therapy for VTE disease: Antithrombotic Therapy and Prevention of Thrombosis, 9th ed: American College of Chest Physicians Evidence-Based Clinical Practice Guidelines. 141(suppl 2):e419S-e494S.
  • Boutitie F, Pinede L, Schulman S, Agnelli G, Raskob G, Julian J, Hirsh J, Kearon C. Influence of preceding length of anticoagulant treatment and initial presentation of venous thromboembolism on risk of recurrence after stopping treatment: analysis of individual participants’ data from seven trials. British Medical Journal 2011;342:d3036.

Uma recomendação de:

Colégio da Especialidade de Hematologia da Ordem dos Médicos

Choosing Wisely Portugal
Escolhas Criteriosas em Saúde