+351 21 151 71 00
ordemdosmedicos@ordemdosmedicos.pt

O crescimento da complexidade da Medicina tem sido exponencial, especialmente nos últímos anos, e as doenças hepáticas não são exceção. A criação da Subespecialidade de Doenças do Fígado no Colégio de Medicina Interna surgiu da necessidade de reconhecer formalmente e uniformizar o exercício da Hepatologia dentro desta especialidade, promovendo cuidados de qualidade. Torna-se agora crucial a organização da prática da Hepatologia nos Serviços de Medicina Interna, particularmente através da criação de unidades diferenciadas com vários níveis de complexidade e recursos. Esta organização permitirá, para além da melhor prestação de cuidados de saúde, estruturar a formação em Doenças do Fígado, garantindo a sua qualidade e promover a investigação cientifica nesta área. Assim, poderemos proporcionar aos futuros
especialistas de Medicina Interna que o desejem, as competências necessárias para o exercício da Hepatologia dentro da sua especialidade.

Anexa-se o documento contendo a “Proposta de Organização da Hepatologia em Medicina Interna”.

Download AQUI

Convocatória

Ao abrigo do Estatuto da Ordem dos Médicos e do artigo 19.o do Regulamento 1223/2024, de 24 de outubro (Regulamento Geral dos Colégios de Especialidade e de Competências e das Secções de Subespecialidades) a Direção do Colégio de Doenças do Fígado vem por este meio convocar-vos para a Assembleia Geral a realizar, em formato telemático*, no dia 1 de julho de 2025 (sexta-feira), às 18.00 horas**.

Ordem de Trabalhos:
1. discussão e aprovação do documento sobre a criação de unidades de Doenças do Fígado em Serviços de Medicina Interna;
2. Outros assuntos.

**Se à hora marcada não houver quórum, a Assembleia reunirá 30 minutos depois.
* Será enviado convite contendo link para a Assembleia.

Coimbra, 30 de maio de 2025

Presidente da Direção do Colégio da Subespecialidade de Doenças do Fígado

a) Armando de Carvalho

Últimas Notícias

Ver tudo