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Notícias e Pareceres

 

Entre os dias 20 e 22 de maio, a Ordem dos Médicos em Lisboa foi palco de mais uma edição do Curso de Patologia Digestiva, uma iniciativa fundamental para a formação dos internos de Gastrenterologia. Este curso, de frequência e aprovação obrigatórias para a obtenção do estágio de Anatomia-Patológica, continua a afirmar-se como um dos momentos altos do percurso formativo dos nossos internos. 

A edição de 2025, integralmente presencial, foi marcada pela colaboração exemplar entre o Colégio de Gastrenterologia, o Colégio de Anatomia Patológica e a Sociedade Portuguesa de Anatomia Patológica. Contámos com a participação de 51 internos do 3.º e 4.º ano de Gastrenterologia, bem como de vários internos de Anatomia Patológica, reforçando o espírito multidisciplinar e o compromisso com a excelência científica. 

Durante três dias, temas essenciais da patologia digestiva — do esófago ao fígado, passando pelo estômago, intestino, pâncreas e vias biliares — foram abordados por um painel de especialistas de renome nacional e internacional, com uma forte componente prática e interativa. O programa incluiu ainda sessões de quiz e momentos de discussão, fomentando a aprendizagem ativa e o networking entre colegas de diferentes instituições.  A organização deste curso, que já é uma referência no calendário formativo da especialidade, demonstra a capacidade do nosso Colégio em promover eventos científicos de elevada qualidade e relevância.

Agradecemos a todos os envolvidos — palestrantes, moderadores e participantes — por terem contribuído para o sucesso deste encontro.  Consulte o programa completo aqui e descubra as fotos dos melhores momentos desta edição!  Continuaremos a investir numa formação inovadora e de excelência, sempre ao serviço dos gastrenterologistas portugueses.

 

 

O Conselho Nacional na sua reunião plenária, do dia 18 de julho de 2023, homologou as recomendações propostas pela direção do Colégio de Gastrenterologia, para os elementos dos Júris de atribuição do Grau de Consultor, tendo em conta uma melhor especificação dos itens para a elaboração da grelha de avaliação curricular que se anexam.

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