Prémio Maria de Sousa 2024

Ordem dos Médicos e Fundação BIAL entregaram o Prémio pela 4.ª vez

A aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa recebeu a conferência sobre a Fisiologia da Mente, dos neurocientistas António Damásio e Hanna Damásio, no dia 9 de outubro. O evento assinalou os 30 anos da Fundação BIAL e incluiu a cerimónia de entrega da 4.ª edição do Prémio Maria de Sousa.

O galardão, atribuído em conjunto pela Ordem dos Médicos e pela Fundação BIAL, é uma homenagem à imunologista e investigadora Maria de Sousa (1939 – 2020) e pretende distinguir e apoiar jovens investigadores científicos portugueses, com idade igual ou inferior a 35 anos, em projetos de investigação na área das Ciências da Saúde.

Os 5 investigadores premiados foram Maria Arez, Pedro Alves, Ana Rita Araújo, Samuel Gonçalves e Joana Gaifem, com trabalhos na área da integridade de células estaminais, sequelas de AVC, compreensão do envelhecimento, desenvolvimento da doença respiratória fúngica e prevenção de doença inflamatória intestinal, respetivamente.

Na cerimónia, marcaram presença o Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, o ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, o Bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, e o presidente da Fundação BIAL, Luís Portela.

Na cerimónia, o Bastonário Carlos Cortes referiu a importância de apoiar a investigação e do talento jovem, a bem do “desenvolvimento da medicina, dos cuidados de saúde e do bem-estar dos doentes”. Carlos Cortes deixou um alerta: “Não falta apenas o investimento, falta também o tempo protegido e dedicado à investigação”, e deixou críticas aos sucessivos governos que, nas últimas décadas, não souberam valorizar a investigação científica. “Hoje, para um médico ou para um profissional de saúde, investigar não é uma possibilidade, é uma dificuldade” lamentou.

O presidente da Fundação BIAL, Luís Portela, apresentou o trabalho feito nos últimos 30 anos pela organização em prol da ciência e da investigação científica, saudando a já longa parceria com a Ordem dos Médicos.