Na agenda aceitamos eventos científicos e culturais. O critério de publicação será sempre da Ordem dos Médicos e todas as inserções ficam pendentes de aprovação. Para solicitar a divulgação do seu evento na agenda do site oficial da Ordem dos Médicos deve preencher o formulário e, caso seja um evento com patrocínio científico da OM, atribuído através do seu Conselho Nacional para Atribuição do Patrocínio Cientifico devera ser indicado o número do respetivo despacho;
– o pedido de publicação na agenda devera ser enviado com uma antecedência mínima de 15 dias em relação à data do encontro.

Clique aqui se deseja adicionar um evento científico e cultural.

A carregar Eventos

« Todos os Eventos

• Este evento já decorreu.

Curso de Introdução de Angiologia e Cirurgia Vascular 2022

29 Janeiro, 2022 @ 8:00 - 17:00

O Curso de Introdução de Angiologia e Cirurgia Vascular 2022 vai realizar-se a 29 de janeiro de 2022 na Quinta das Lágrimas, Coimbra.

Trata-se de uma organização da Sociedade Portuguesa de Angiologia e Cirurgia Vascular (SPACV) que tem como destinatários os médicos internos do 1º e 2º ano de formação específica de Angiologia e Cirurgia Vascular.

Programa, horário e objetivos

09h00 – Boas vindas e apresentações – Luís Mendes Pedro

09h10-10h50
Sessão 1 – História, enquadramento nacional e deontologia
Objetivos: promover conhecimento da história da especialidade no mundo e da contribuição de Portugal para o diagnóstico e tratamento das doenças vasculares, apresentar o enquadramento da especialidade no país, apresentar o programa do internato e seus objetivos curriculares, introduzir o léxico comum da patologia vascular e discutir aspetos deontológicos da prática clínica e investigação científica.

09h10 História da Angiologia e Cirurgia Vascular – Luís Mendes Pedro09h30 Enquadramento da Especialidade em Portugal e a estrutura do internato de Formação Específica – Rui Machado
09h50 Deontologia e responsabilidade no exercício clínico e em investigação clínica – Ana Gonçalves
10h10 Revista “Angiologia e Cirurgia Vascular”: processo de submissão e revisão – Frederico Bastos Gonçalves

10h30-10h50: intervalo

10h50 – 13h00
Sessão 2: Diagnóstico e Terapêutica
Objetivos: introduzir os grandes grupos de patologia vascular, a sua apresentação clínica, diagnóstico e terapêutica habituais assim como os erros diagnósticos mais frequentes e suas consequências.

10h50 Introdução à Doença Arterial Periférica – Rita Ferreira
11h10 Introdução à Doença Carotídea – Roger Rodrigues
11h30 Introdução à Doença Aneurismática – Mariana Moutinho
11h50 Introdução à Doença Venosa Crónica – Clara Nogueira
12h10 Introdução ao Tromboembolismo Venoso – Ana Gonçalves
12h30 Conceitos Básicos de Proteção da Radiação Ionizante – Frederico B. Gonçalves

13h00-14h00 – Almoço de trabalho

14h00 – 18h30
Sessão 3: Workshops Técnicos
(5 estações, 45 minutos cada, intervalo das 16h30 às 17h00)
Objetivos: aquisição de conhecimentos básicos dos exames complementares diagnósticos mais utilizados, suas vantagens, desvantagens e limitações. Compreensão das ferramentas tecnológicas para a sua correta interpretação. Aquisição de conhecimentos sobre instrumentos cirúrgicos, substitutos vasculares e material endovascular. Promover um primeiro contacto hands-on com as ferramentas diagnósticas mais utilizadas em Angiologia e Cirurgia Vascular. Obter conhecimentos básicos sobre reconstrução arterial cirúrgica e navegação endovascular.

Estação 1 –Primeiro contacto com material endovascular – Clara Nogueira
(inclui palestra: Fios, cateteres, balões e stents – o guia básico)

Estação 2 – Primeiro contacto com ecografia vascular – Roger Rodrigues
(inclui palestra: Princípios básicos de Doppler e eco-Doppler vascular)