Antibióticos orais para o tratamento da dermatite atópica

Recomendação

Escolha não usar antibióticos orais para o tratamento da dermatite atópica, sem que exista evidência clínica de infeção.

Justificação

A colonização da pele de crianças e adultos com dermatite atópica (DA) pela bactéria Staphylococcus aureus observa-se na maioria dos casos, sem que tal represente infeção. Nunca se demonstrou que o uso de antibióticos por rotina na DA melhore a doença. A sua utilização pode aumentar o risco de resistências bacterianas.

A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.

Bibliografia

• Travers JB, Kozman A, Yao Y, et al. Treatment outcomes of secondarily impetiginized pediatric atopic dermatitis lesions and the role of oral antibiotics. Pediatr Dermatol 2012;29(3):289-96
  • Błażewicz I, Jaśkiewicz M, Bauer M, et al. Decolonization of Staphylococcus aureus in patients with atopic dermatitis: a reason for increasing resistance to antibiotics? Postepy Dermatol Alergol 2017;34(6):553-560

Uma recomendação de:

Colégio da Especialidade de Dermatologia da Ordem dos Médicos