Recomendação
Escolha não solicitar uma ecografia por rotina num rapaz com criptorquidia (testículo não descido) ou testículo retráctil.
Justificação
A ocorrência de um testículo não descido é a anomalia congénita génito-urinária mais frequente no rapaz. O diagnóstico é baseado na observação do doente e, caso seja necessário, em exames de imagem. Existe evidência de que não é necessária a realização por rotina de ecografia numa criança com suspeita de testículo não descido ou retráctil antes da referenciação ao Cirurgião Pediátrico.
A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.
Bibliografia
- Tasian GE, Copp HL. Diagnostic performance of ultrasound in nonpalpable cryptorchidism: a systematic review and meta-analysis. 2011Jan;127(1):119-28.
- Tasian GE, Yiee JH, Copp HL. Imaging use and cryptorchidism: determinants of practice patterns. J Urol. 2011 May;185(5):1882-7.
Recomendação original disponível em:
Uma recomendação de:
Colégio da Especialidade de Cirurgia Pediátrica da Ordem dos Médicos
Recomendação subscrita por:
Colégio da Especialidade de Medicina Geral e Familiar da Ordem dos Médicos
Choosing Wisely Portugal
Escolhas Criteriosas em Saúde