+351 21 151 71 00

UEMO reúne na Noruega

A União Europeia de Médicos de Família (UEMO) realizou a Assembleia-Geral de Primavera na cidade escandinava, Stavanger, nos dias 7 e 8 de junho. O evento, que juntou os colegas europeus da especialidade, teve como grande foco o tema do recrutamento e retenção de médicos de Medicina Geral e Familiar.

Ao desafio de captar e fixar os médicos a partir do exemplo norueguês e dinamarquês, a Assembleia-Geral discutiu e emitiu ainda uma declaração política, relacionada com as mais recentes tendências prejudiciais para a especialidade. As ameaças à saúde utente, através da intervenção de profissionais não qualificados e a pouca valorização dos médicos estão entre os fatores indicados.

Nas aprovações do plenário, a admissão da Associação Nacional de Médicos da Bulgária como membro permanente da UEMO foi um dos momentos altos do fim-de-semana. O encontro procurou ser um espaço de colaboração entre médicos europeus, com vista à defesa da qualidade dos cuidados de saúde.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Legenda da esquerda para a direita:
Diana Fernandes (Liaison officer do European Junior Doctors na UEMO), João de Deus, Presidente do Departamento Internacional da OM e Presidente da FEMS, Mónica Fonseca, representante do Colégio de MGF na delegação Portuguesa da UEMO, Catarina Matias, Secretária Geral da UEMO, Tiago Villanueva, Presidente da UEMO, e Pedro Fonte, Tesoureiro da UEMO.