Recomendação
Escolha não transfundir sangue O negativo, excepto em doentes com grupo sanguíneo O negativo e em transfusões de emergência em mulheres em idade fértil com grupo sanguíneo desconhecido.
Justificação
As unidades de sangue O negativo estão em falta crónica devido, em parte, à sua sobreutilização em doentes que não apresentam grupo sanguíneo O negativo. As transfusões de glóbulos vermelhos O negativos devem restringir-se a: (1) doentes com grupo sanguíneo O negativo; ou (2) mulheres em idade fértil com grupo sanguíneo desconhecido, que necessitem de transfusão de emergência antes do teste de grupo sanguíneo poder ser realizado.
A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.
Bibliografia
- The Chief Medical Officer’s National Blood Transfusion Committee (UK). The appropriate use of group O RhD negative red cells. Manchester (UK): National Health Service; 2008.
Uma recomendação de:
Colégio da Especialidade de Imuno-hemoterapia da Ordem dos Médicos
Recomendação subscrita por:
Colégio da Especialidade de Estomatologia da Ordem dos Médicos
Choosing Wisely Portugal
Escolhas Criteriosas em Saúde