+351 21 151 71 00

Tomografia computorizada torácica, abdominal ou pélvica para estadiamento de cancro do pulmão

Recomendação

Escolha não requisitar adicional tomografia computorizada torácica, abdominal ou pélvica para estadiamento de cancro do pulmão uma vez que haja uma TC índex recente, elegibilidade para PET-TC, e ambas sejam conjuntamente conclusivas.

Justificação

A tomografia computorizada (TC) de abdómen e pélvis com contraste pode ser usada como uma modalidade de imagem alternativa para avaliar metástases extratorácicas em pacientes com cancro de pulmão se a PET-TC não for realizada ou na eventualidade de persistirem dúvidas após esta.
A PET-TC permite nova avaliação ou medição anatómica nas imagens de TC (não-integradas/fundidas) do exame para o descritor T, no caso de eventual necessidade de reavaliação por demora entre a TC torácica índex/de biópsia e a PET-TC de estadiamento de corpo inteiro.
A PET-TC tem mais acuidade para estadiamento nos descritores N e M do que a FDG-PET independente ou a TC sozinha.
A sensibilidade, especificidade e valor preditivo negativo da FDG-PET para metástases ósseas é >90%, sendo assim superior à cintigrafia óssea. 
A FDG-PET tem sensibilidade de 94% e especificidade de 82% para caracterização de nódulos suprarrenais e é superior à TC sozinha.

A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.

Bibliografia

  • Expert Panel on Thoracic Imaging:; de Groot PM, Chung JH, Ackman JB, Berry MF, Carter BW, Colletti PM, Hobbs SB, McComb BL, Movsas B, Tong BC, Walker CM, Yom SS, Kanne JP. ACR Appropriateness Criteria® Noninvasive Clinical Staging of Primary Lung Cancer. J Am Coll Radiol. 2019 May;16(5S):S184-S195.

Uma recomendação de:
Colégio da Especialidade de Radiologia da Ordem dos Médicos

Choosing Wisely Portugal
Escolhas Criteriosas em Saúde