Recomendação
Escolha não requisitar adicional tomografia computorizada torácica, abdominal ou pélvica para estadiamento de cancro do pulmão uma vez que haja uma TC índex recente, elegibilidade para PET-TC, e ambas sejam conjuntamente conclusivas.
Justificação
A tomografia computorizada (TC) de abdómen e pélvis com contraste pode ser usada como uma modalidade de imagem alternativa para avaliar metástases extratorácicas em pacientes com cancro de pulmão se a PET-TC não for realizada ou na eventualidade de persistirem dúvidas após esta.
A PET-TC permite nova avaliação ou medição anatómica nas imagens de TC (não-integradas/fundidas) do exame para o descritor T, no caso de eventual necessidade de reavaliação por demora entre a TC torácica índex/de biópsia e a PET-TC de estadiamento de corpo inteiro.
A PET-TC tem mais acuidade para estadiamento nos descritores N e M do que a FDG-PET independente ou a TC sozinha.
A sensibilidade, especificidade e valor preditivo negativo da FDG-PET para metástases ósseas é >90%, sendo assim superior à cintigrafia óssea.
A FDG-PET tem sensibilidade de 94% e especificidade de 82% para caracterização de nódulos suprarrenais e é superior à TC sozinha.
A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.
Bibliografia
- Expert Panel on Thoracic Imaging:; de Groot PM, Chung JH, Ackman JB, Berry MF, Carter BW, Colletti PM, Hobbs SB, McComb BL, Movsas B, Tong BC, Walker CM, Yom SS, Kanne JP. ACR Appropriateness Criteria® Noninvasive Clinical Staging of Primary Lung Cancer. J Am Coll Radiol. 2019 May;16(5S):S184-S195.
Uma recomendação de:
Colégio da Especialidade de Radiologia da Ordem dos Médicos
Choosing Wisely Portugal
Escolhas Criteriosas em Saúde